O horário de verão deste ano começará à zero hora do dia 18 de outubro, quando os relógios deverão ser adiantados uma hora. A medida ficará em vigor até a 0h do dia 21 de fevereiro de 2010. A mudança, informa a Folha de S. Paulo, afetará os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Desde o ano passado, um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabeleceu datas fixas para o início e término do horário de verão no País. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.
De acordo com o decreto, em todos os anos a mudança no horário ocorrerá no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.
Horário de verão
Essa será a 39ª vez que a medida é implantada no País. O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada. No ano passado, segundo o Ministério de Minas e Energia, possibilitou a redução de 4% na demanda por energia no horário de maior consumo - chamado horário de "pico", que em geral ocorre entre 18h e 21h.
Fonte: Folha de S. Paulo, 12 de setembro de 2009

Álcool é competitivo em 21 Estados (08/09/2009)

O álcool combustível (etanol) segue competitivo no tanque dos carros flex em 21 dos 27 Estados brasileiros, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), compilados pelo AE-Taxas, referen (...)

Estradas vigiadas (06/09/2009)