A atividade varejista fechou o mês de julho com queda de 2,8% em relação ao mesmo mês de 2008. Levantamento feito pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) mostra que, no acumulado dos primeiros sete meses do ano, houve aumento de 0,3% ante o mesmo intervalo do ano passado. Segundo o Valor Notícias, o desempenho negativo foi puxado pelo comércio automotivo, onde o faturamento caiu 27% em relação a julho do ano passado e registra, na soma de janeiro a julho, queda de 8,5% ante o período equivalente de 2008. A base muito alta de atividade no segmento no ano passado explica agora a forte retração, que poderia ser ainda maior caso não houvesse o incentivo de redução do IPI.
Também registraram vendas menores as lojas de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, onde houve baixa de 0,6 no mês e de 11% no acumulado do ano. Nesse setor, os efeitos da redução do IPI direcionada a alguns produtos da linha branca ficaram restritos a tais produtos e não deu contribuição para o setor como um todo.
A Fecomercio entende que há um esgotamento dos mecanismos que estimularam até agora o mercado interno, como o desempenho da renda e do emprego. Em julho a taxa de desocupação permaneceu estável e a massa salarial mostrou menos vigor. Mesmo com a retomada gradual do crédito, o economista da entidade Altamiro Carvalho acredita que o comércio passa por um período de definições que depende da retomada da indústria e das exportações para continuar elevando emprego e renda.
Na ponta positiva, destaque para o setor de Supermercados, onde o faturamento com vendas aumentou 15,9% ante julho de 2008. No acumulado deste ano a expansão foi de 7%, o que mostra que os consumidores continuam priorizando os gastos com bens de consumo não duráveis.
Fonte: Valor Notícias, 8 de setembro de 2009

Álcool é competitivo em 21 Estados (08/09/2009)

O álcool combustível (etanol) segue competitivo no tanque dos carros flex em 21 dos 27 Estados brasileiros, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), compilados pelo AE-Taxas, referen (...)

Estradas vigiadas (06/09/2009)