A economia brasileira saiu da recessão no segundo trimestre de 2009, quando cresceu 1,9% em comparação aos três meses imediatamente anteriores, segundo dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dia 11 de setembro. O portal G1 informa que a recessão técnica, de acordo com economistas, configura-se quando uma nação registra contração da economia por dois trimestres consecutivos. No Brasil, isso ocorreu no quarto trimestre de 2008, quando o PIB ficou negativo em 3,6%, e no primeiro trimestre deste ano, quando a retração foi de 0,8%.
Na comparação anual, no entanto, o PIB ainda mostra retração: queda de 1,2% sobre o segundo trimestre do ano passado, quando a economia ainda não havia sido atingida pela crise financeira mundial.
Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 756,2 bilhões no segundo trimestre.
No acumulado do ano até junho, a economia "encolheu" 1,5% em relação ao mesmo período de 2008. Nos últimos 12 meses até junho, há alta de 1,3% na comparação anual.
O desempenho da economia ficou dentro da expectativa do governo federal, que previa crescimento entre 1,8% e 2%.
O consumo das famílias continuou aquecido e foi um dos principais pontos favoráveis à demanda interna. Segundo o IBGE, o crescimento da despesa de consumo das famílias foi de 2,1% em relação ao primeiro trimestre.
Já na comparação ao segundo trimestre do ano passado, os gastos das famílias brasileiras com consumo cresceram 3,2%. Segundo a economista Cláudia Dionisio, da coordenação de contas nacionais do IBGE, o indicador mantém-se firme, apesar de ter reduzido o ritmo de expansão em relação a 2008.
"Pelo lado da demanda, o resultado do PIB é explicado pelo consumo das famílias e do governo. No caso da taxa trimestral de consumo das famílias, já são 23 trimestres seguidos de expansão", explica ela.
Estimularam esse resultado o aumento da massa salarial real (alta de 3,3%) e o aumento do crédito para pessoas físicas na comparação anual. Segundo o IBGE, houve aumento de 20,3%, em termos nominais, do saldo de operações de crédito do sistema financeiro com recursos livres para as pessoas físicas.
Setores
O destaque na comparação com o trimestre anterior, segundo o IBGE, foi a indústria, que cresceu 2,1%; seguida por serviços (1,2%); a agropecuária apresentou variação negativa de 0,1%. Os números que medem o nível de investimentos no Brasil, a formação bruta de capital fixo, mostrou crescimento zero.
De acordo com a economista Cláudia Dionísio, a expansão da demanda não é sentida diretamente na produção porque os dados de consumo consideram todos os setores da economia - comércio, indústria e serviços - e também incluem os produtos importados. "Com o real mais favorecido, produtos vindos da China e de outros países também entram para a conta do consumo."
A economista afirma, entretanto, que o resultado do segundo trimestre já mostra uma recuperação da produção industrial. "O número (alta de 2,1% sobre o período anterior) já mostra o sinal de recuperação. No segundo trimestre, (o setor) já estava num patamar melhor, em um melhor ponto do que estava no primeiro. Mas não está no mesmo patamar do ano passado."
No setor externo, tanto as exportações como as importações de bens e serviços apresentaram crescimento, de 14,1% e 1,5%, respectivamente.
Comparação anual
Na análise dos números do segundo trimestre de 2009 ante o mesmo período do ano passado, apenas as atividades de serviços apresentaram crescimento (2,4%). Todos os demais setores encolheram, como indústria (-7,9%) e agropecuária (-4,2%).
Fonte: portal G1, 11 de setembro de 2009

Álcool é competitivo em 21 Estados (08/09/2009)

O álcool combustível (etanol) segue competitivo no tanque dos carros flex em 21 dos 27 Estados brasileiros, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), compilados pelo AE-Taxas, referen (...)

Estradas vigiadas (06/09/2009)