Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, com cinco mil pessoas, vai ajudar o órgão a fazer mudanças nas linhas de ônibus que circulam pelo estado. Para obedecer à lei, o DER passará a contratar por licitação as empresas que fazem os trajetos dentro do Paraná. Com isso podem surgir novas linhas, com pontos de parada diferentes e mais horários. A reportagem é da RPCTV.
O levantamento foi feito em todas as regiões do estado, entre março e abril deste ano. Para 21%, não há problemas nos ônibus que ligam os municípios do Paraná, mais de 80% consideram os serviços bons e menos de 2% disseram que a qualidade é ruim ou péssima. O preço da passagem foi apontado como problema para 26% das pessoas que responderam a pesquisa e 18% disseram que há poucos horários para a linha que utilizam.
Desde 2005, os ônibus têm perdido passageiros para o avião. No estado, foram cinco milhões de usuários a menos. Isso porque em alguns casos o preço da viagem aérea acaba se tornando mais atrativo.
Ao todo, 700 linhas de ônibus rodam pelo estado e são controladas por 49 empresas. Para o DER, exigência da licitação pode aumentar o número de companhias, trazendo mais concorrência e queda nos preços. "Nós precisamos melhorar mais ainda para que a gente possa estancar qualquer queda que possa estar tendo no sistema e começar, aos poucos, através de promoções, através de um atendimento diferenciado, retornar esse pessoal para transporte rodoviário", afirmou o representante do DER, Paulo Milani.
Fonte: RPCTV (afiliada Rede Globo), 28 de julho de 2012

Cai número de multas aplicadas em SP (30/07/2012)

O número de multas aplicadas na capital paulista nos primeiros seis meses deste ano caiu em comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a junho deste ano, mais de 4,8 milhões de motorist (...)