O número de multas aplicadas na capital paulista nos primeiros seis meses deste ano caiu em comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a junho deste ano, mais de 4,8 milhões de motoristas foram multados, o que representa 51 mil punições a menos. A maioria dos motoristas foi penalizada devido ao excesso de velocidade. A segunda infração mais cometida pelos condutores é o desrespeito ao rodízio de veículos e a terceira é estacionar em local proibido, ressalta o G1.
Na avaliação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o número é ainda assim bastante significativo. "O número é alto e, infelizmente, as pessoas não sabem o que gera esse desrespeito à regra de trânsito. É importante saber que 50% dos acidentes fatais são gerados por excesso de velocidade", afirmou a superintendente de Educação e Segurança no Trânsito, Nancy Schneider.
De acordo com a superintendente, os números mostram uma tendência à redução no número de infrações estimulada de certa maneira pela campanha de proteção ao pedestre. "Além de gerar um respeito ao pedestre, ela gera um respeito às regras de trânsito, à convivência mais harmoniosa no trânsito", declarou.
Fonte: portal G1, 30 de julho de 2012