No período de julho de 2013 a abril de 2014, por exemplo, depois da implantação das faixas exclusivas na cidade, a velocidade média dos ônibus na Radial Leste chegou a 25,8 km/h no sentido bairro e de 27,5 km/h no sentido centro. Nas marginais, os ônibus percorreram a 28,5 km/h para o bairro e a 28,2 km/h para o centro, na Pinheiros; e a 25,9 km/h no sentido Castello e 28,9 km/h no sentido Ayrton Senna da Tietê. Todos os dados apresentados consideram o horário de funcionamento das faixas exclusivas. No caso das marginais, as informações se referem ao horário de pico. Ressalte-se que em todos os casos a velocidade está acima de 20 km/h.
As faixas exclusivas para ônibus têm como objetivo possibilitar aos usuários do transporte público viagens de ônibus em menos tempo, com mais conforto, menor tempo de espera e maior eficiência de todo o sistema, gerando maior economia. Aprovação popular
Pesquisa realizada pelo Datafolha, publicada este mês, aponta que a taxa de apoio às faixas é de 84%. Entre os usuários do transporte coletivo, 87% são favoráveis à implantação dessa medida. Entre os usuários de carro, 70% são favoráveis. Para 64% dos entrevistados a implantação das faixas exclusivas de ônibus melhorou o trânsito na cidade. Dessa parcela, 22% consideram que a ação da prefeitura melhorou muito o trânsito, e 42% avaliam que melhorou um pouco. Para 18% a medida não alterou o trânsito, enquanto para 14%, piorou (9% declararam que piorou muito e 6%, um pouco).
Fonte: jornal DCI, 24 de julho de 2014