Por Jorge Hori*

Dando continuidade à sua feroz guerra contra os carros, o prefeito Haddad está aumentando o valor da hora de estacionamento da Zona Azul de R$ 3,00 para R$ 5,00, um aumento de 68%, muito acima da inflação desde o último aumento, em 2009.
O argumento é sempre o mesmo: o valor está congelado há muito tempo, mas o aumento voraz não está apenas no apetite da Fazenda Municipal, o objetivo real é onerar mais ainda o uso do carro.
Quem quiser ir de carro às principais áreas de destino para compras ou para reuniões terá de desembolsar mais dinheiro. Ainda será menos que nos estacionamentos pagos, porém, um aumento significativo para quem está acostumado a usar a zona azul.
Um resultado efetivo será a redução da demanda. Alguns mudarão para o transporte coletivo, mas outros deixarão de ir à área. Quem irá sofrer com essa redução serão o comércio de rua e alguns serviços. Para alguns que estão dispostos a um desembolso maior será positivo, porque a concorrência pelas vagas será menor. De momento, porque a Prefeitura pretende acabar com as vagas, para colocar as ciclovias.
O Prefeito continua no firme propósito de esvaziar a cidade, retirando os seus atrativos como centro de negócios e de comércio metropolitano. O comércio mais sofisticado migrará inteiramente para os shopping centers, exceto as ruas especializadas, como a Av. Europa ou Gabriel Monteiro da Silva.
São Paulo tende a ser uma cidade sem vagas para carros e sem negócios.
O prefeito insiste em jogar fora o bebê junto com a água do banho.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.

Categoria: Fique por Dentro

Ter carro já é quase um crime (29/07/2014)

A cruzada da Prefeitura de São Paulo contra os motoristas de carro parece não ter fim. A última estocada da gestão do petista Fernando Haddad foi o aumento de 67% no preço dos cartões para estacionar (...)

Um exagero de placas obrigatórias (29/07/2014)