Está quase certo. Os shoppings de Salvador vão cobrar taxas de estacionamento. O processo de implantação da cobrança nos principais shoppings de Salvador já está avançado. Respaldados numa liminar concedida à Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as administrações dos shoppings Iguatemi, Barra, Lapa e Piedade estão em negociação com a prefeitura de Salvador para viabilizar a cobrança.

A decisão do Tribunal de Justiça do Rio - que teve recurso negado duas vezes pelo Supremo Tribunal de Justiça (STF) - considera inconstitucionais as leis que obrigam a concessão de estacionamento gratuito aos consumidores.

Em Salvador, essa ordem parte da lei 3.377/84 (Ordenamento e Uso do Solo), que exige uma vaga para cada 18m² de área construída, avaliadas na concessão do alvará. A exploração comercial, delimitada pela lei 6.511/04, só permite a taxação de vagas que excedam o mínimo mas, de acordo com a Sucom, nenhum shopping da capital atende a essa exigência.

No meio da briga fica o consumidor, sempre à parte das discussões e, no final das contas, o mais afetado. Embora os shoppings garantam a negociação com a administração municipal, o superintendente de Controle e ordenamento do Solo no município, Paulo Meireles, afirma não haver nenhuma solicitação de licença para o serviço.

Segundo ele, a cobrança seria irregular e a autarquia está a postos para coibir a ação com notificações, autuações e até embargos, caso seja necessário. Segundo ele, todos os espaços extras dos shoppings da cidade já estão sendo utilizados para o serviço de estacionamento com manobrista.

No caso do Iguatemi, a situação pode se complicar ainda mais com o fim das obras de ampliação. "Quando eles terminarem o trabalho, faremos uma nova vistoria para avaliar se as vagas são correspondentes", afirmou, considerando a possibilidade de que o shopping precise extinguir seu estacionamento Vip para atender às novas exigências.

Entre os clientes, as opiniões se dividem. A advogada Fernanda Lima, 32 anos, acredita que a regularização do estacionamento pode evitar alguns aborrecimentos. "Tem muita gente que vem só para andar ou deixa o carro aqui para fazer várias coisas perto. É comum eu vir comprar alguma coisa e passar pelo menos 20 minutos tentando estacionar", conta ela.

Já a comerciária Juliana Antunes, 28 anos, critica a medida. "A lei não existe por acaso. Como você vai ter um empreendimento deste tamanho e não oferecer conforto para as pessoas? Vai todo mundo estacionar na rua e fazer aquela confusão?", questiona.

Mesmo com o risco de queda de movimento e diminuição dos postos de trabalho, o Sindicato dos Comerciários é a favor da instalação de mecanismos de regulação do uso dos estacionamentos. O presidente da entidade, Cláudio Mota, classifica como inadmissível o comportamento de compradores eventuais que utilizam o espaço quase todos os dias, enquanto vão, por exemplo, ao trabalho. "Essas pessoas tiram o espaço de quem deseja comprar e acaba se irritando com tamanha espera", explica.

Mas Mota ressalta a necessidade de maior discussão entre os comerciários, a Câmara Municipal e a sociedade. Para ele, a melhor saída é uma cobrança escalonada, que exclua os compradores fiéis do pagamento. "Precisa ser uma solução boa para todas as partes, mas acho que a prefeitura ainda não deu a importância necessária a essa discussão.

Medida já foi considerada ilegal

Há exatamente um ano e dois meses a Sucom notificou o Shopping Iguatemi pela instalação de máquinas para cobrança de estacionamento. A então gestora do órgão, Eliana Gesteira, declarou à imprensa que a cobrança era ilegal.

Deputado estadual prestes a assumir o cargo de prefeito de Salvador, João Henrique foi à mídia falar sobre o tema e garantiu que havia um acordo com a administração e as vagas continuariam gratuitas. A própria gerente de marketing do shopping, Daniela Baruch, declarou publicamente que as máquinas eram apenas uma medida de modernização e que o estacionamento continuaria sendo gratuito por tempo indeterminado.

Muitos boatos depois, a cobrança do estacionamento parece já ser fato, ainda que os shoppings evitem falar no tema. A assessoria de comunicação do Iguatemi confirmou que a cobrança já é um fato, embora não haja data nem preços definidos.

No Shopping Barra, a informação da assessoria foi que o superintendente, Naildo Macêdo, estava em reunião até à noite. A assessoria do Salvador Shopping informou que o presidente do grupo, João Carlos Paes Mendonça, decidiu não se juntar ao grupo de negociações e não dará declarações sobre o assunto até que a situação esteja definida. Mesmo confirmando a negociação, os shoppings Lapa e Piedade também não deram qualquer posição definitiva sobre o assunto.

Fonte: Correio da Bahia (Bahia),11 de janeiro de 2007

Veículos em São Paulo trafegam a menos de 10 km/h em horário de pico

Quem anda de carro buscando chegar mais cedo ao trabalho pode se deparar com outra realidade em alguns momentos, principalmente na cidade de São Paulo

Current banking behaviors are