Integrantes da 1ª Companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar de Campinas começam neste final de semana uma operação pente-fino com o objetivo de identificar todos os flanelinhas que atuam no bairro Cambuí.

A PM quer saber qual é a situação pessoal de cada um deles e verificar se não há ninguém em dívida com a Justiça. A ação foi programada logo depois da denúncia feita ontem pela reportagem da Agência Anhangüera de Notícias (AAN) de que os flanelinhas criaram um esquema organizado para "lotear" todas as quadras e vagas de estacionamentos do bairro, criando dezenas de estacionamentos clandestinos naquela região da cidade.

Conforme foi constatado pela própria reportagem, em diversas ruas, o grupo cobra de R$ 5,00 a R$ 8,00 - muitas vezes, antecipadamente -, para que os motoristas possam parar em locais que, na verdade, são públicos.

Os flanelinhas não têm qualquer ligação com os bares e restaurantes do Cambuí e muito menos oferecem garantias contra roubos, furtos ou batidas aos veículos colocados em suas mãos.  "A fiscalização em relação aos estacionamentos cabe à Prefeitura. Nós vamos fazer abordagens para verificar a situação dos flanelinhas. Se forem encontrados problemas, os envolvidos serão encaminhados ao plantão policial", confirmou o capitão Eduardo Luiz Tavares, comandante da 1 Companhia do 8 BPM. "Pretendemos entrar em contato com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S.A.) para que seja realizada uma operação conjunta", acrescentou o policial.

A direção da Emdec, por sua vez, voltou a afirmar ontem que não tem como impedir a ação dos flanelinhas no Cambuí, mas apenas verificar se os veículos estão estacionados em locais irregulares e multá-los.

Com isso, mesmo com a ação de uma máfia, quem corre o risco de ser punido é o motorista que nem sequer sabe onde seu carro foi deixado.  "É um problema sério que só vem aumentando com o passar do tempo. Na tentativa de resolvê-lo, já convidamos diversas vezes representantes da Emdec para participarem das nossas reuniões, mas ninguém nunca apareceu", lembrou Lúcia D Ottaviano, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Cambuí. "Hoje em dia, você não é mais capaz de estacionar no bairro se não der dinheiro aos flanelinhas. É um negócio lucrativo, eles simplesmente não te deixam parar se não colaborar. Eu mesmo conheço uma pessoa que teve o carro todo riscado por se negar a dar dinheiro", afirmou Lúcia.

Outro que luta para resolver a questão há muito tempo sem receber qualquer resposta das autoridades é o presidente da Sociedade Civil dos Amigos do Bairro Cambuí, José Renato Fernandes. "Aqui está tudo ao Deus dará. A hora que acontecer uma morte provocada por disputa por vagas para estacionar ou porque algum motorista não quis pagar o que o flanelinha pediu todas as autoridades vão aparecer. É uma pena que uma tragédia tenha que acontecer para que os responsáveis percebam o tamanho do problema", disse Fernandes.

Segundo o representante de bairro, cerca de 20 mil pessoas de outros locais circulam pelo Cambuí todas as noites de sextas-feiras ou sábados. A região conta com 400 pontos de alimentação e mais de 100 bares.

Sociedade

Além de blitze policiais ou de uma fiscalização mais eficaz da Prefeitura, o único meio de resolver o problema em definitivo depende apenas da população.

De acordo com investigadores do 13 Distrito Policial, localizado no Cambuí - que já fizeram um levantamento parcial dos flanelinhas do local e descobriram que 70% deles têm passagem pela polícia, principalmente por roubo -, a melhor saída para resolver a questão é uma sociedade mais ativa, que deve registrar boletins de ocorrência e reclamar oficialmente às autoridades quando for coagida, ameaçada ou até mesmo agredida nas ruas.

A frase

"Falta pulso firme por parte da fiscalização para controlar a ação desses flanelinhas."

José Renato Fernandes
Presidente da Sociedade Civil dos Amigos do Bairro Cambuí

Fiscais da Emdec sofrem agressões

Fazer o trabalho de fiscalização do trânsito nas ruas do bairro Cambuí durante a noite parece ser algo arriscado. De acordo com José Renato Fernandes, presidente da Sociedade Civil dos Amigos do Bairro Cambuí, e fontes ligadas à Secretaria Municipal de Segurança Pública, é comum que os fiscais apanhem nas ruas do bairro.

Muitas vezes, as agressões partem dos freqüentadores de bares e restaurantes, indignados por estarem sendo multados. Para evitar que fatos deste tipo aconteçam, a Emdec costuma solicitar a presença da Guarda Municipal para fazer a cobertura da ação.

Uma reunião marcada para ontem envolvendo a direção da Emdec e diversos donos de bares e restaurantes do Cambuí foi adiada para a próxima quarta-feira, dia 17. O encontro servirá para discutir as melhores soluções para disciplinar o serviço de estacionamento com manobristas no bairro, os valet park.

Fonte: Correio Popular (São Paulo), 12 de janeiro de 2007

Veículos em São Paulo trafegam a menos de 10 km/h em horário de pico

Quem anda de carro buscando chegar mais cedo ao trabalho pode se deparar com outra realidade em alguns momentos, principalmente na cidade de São Paulo

Current banking behaviors are