Parking News

Sem avisar a população, a Prefeitura de Santo André acabou com os cinco minutos de tolerância para motoristas que usam a Zona Azul na cidade. Agora, não importa quanto tempo o cidadão fique estacionado em uma das 1.623 vagas públicas da cidade: se parar por um minuto apenas, terá de pagar pelo tíquete de tempo mínimo - meia hora.

Em contrapartida, a administração municipal garante que o tempo de tolerância para quem já comprou o tíquete e estourou o prazo de permanência subiu de cinco para dez minutos. Ou seja, se o usuário pagou por meia hora, poderá utilizar a vaga por até 40 minutos.

A mudança teria ocorrido para atender a uma reivindicação dos comerciantes da cidade, que tinham pedido mais tempo de tolerância para quem paga a tarifa. "Os comerciantes nos procuraram dizendo que seus clientes estavam tomando muita multa em período de até dez minutos após o término do prazo do tíquete. Fizemos um abaixo-assinado e levamos até o Departamento de Trânsito e Planejamento", explica o presidente da Sol (Sociedade Oliveira Lima), Hélio Fabner.

Ninguém explica, entretanto, porque o benefício da prorrogação do prazo teria de estar atrelada ao prejuízo relacionado ao fim do intervalo de gratuidade.

Mas, Fabner acha que a extinção da tolerância, acordada junto com o aumento do prazo para quem paga tíquete, é justa. "Estacionou na Zona Azul, tem que pegar o tíquete". Para o representante dos comerciantes do Centro de Santo André, a mudança e a respectiva falta de divulgação da nova orientação não alterarão o fluxo de consumidores nas áreas onde a Zona Azul opera. "O comerciante não vai ter prejuízo", garante Fabner.

Outros comerciantes da cidade, no entanto, não concordam com o representante da categoria. "Antes, um cliente que vinha aqui tirar uma xerox, fazer um serviço rápido que não ia demorar muito, não precisava se preocupar com multa. Agora, o esquema é outro. Já comecei a perder clientela", diz Carlos Sordi, proprietário de uma papelaria no Centro. No entanto, o comerciante não tem uma idéia quantitativa dos prejuízos que a mudança deverá trazer.

A população, alheia aos interesses entre comerciantes e Prefeitura, também não aprova a mudança. "Sempre ia até o caixa eletrônico pegar um extrato e não tirava tíquete. Na semana passada, enquanto estava na máquina do banco, vi a fiscal anotando minha placa e tive de sair correndo para não ser multado", diz um prestador de serviços que pede para não ser identificado.

O dito pelo não dito - O diretor do Departamento de Trânsito e Planejamento da Prefeitura, Eric Lamarca, minimiza o fato. "Nunca divulgamos que havia essa tolerância de cinco minutos. Não tem sentido, então, divulgar que ela não existe mais."

"Cabe aos comerciantes alertarem seus clientes que eles devem colocar o tíquete. Quem estiver sem está em desacordo com a lei", diz Hélio Fabner, da Sol. "Eu acho que, se mudaram as regras do jogo, todo mundo deveria ficar sabendo", rebate o comerciante Carlos Sordi.

Lamarca, da Prefeitura, diz que a tolerância de cinco minutos não era uma norma da administração. "Isso não está no contrato da Prefeitura com a empresa que administra a Zona Azul", garante. Segundo ele, tratava-se de procedimento operacional adotado pelos agentes da Zona Azul da cidade.

Agora, os agentes receberam a orientação da tolerância zero para quem não retira o tíquete. Já a tolerância de dez minutos para o tíquete vencido, procedimento vigente desde o último dia 4, é uma normatização imposta pela administração municipal - fruto do acordo com a Sol - e vale para todas as áreas da cidade onde há o sistema de estacionamento rotativo.

"Temos a Zona Azul mais barata de toda a Grande São Paulo. E só aqui há opção de um período mais curto, de meia hora", diz Eric Lamarca. O período de meia hora em Santo André custa R$ 0,60.

Fonte: Diário do Grande ABC (São Paulo), 18 de janeiro de 2007


Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

Veículos em São Paulo trafegam a menos de 10 km/h em horário de pico

Quem anda de carro buscando chegar mais cedo ao trabalho pode se deparar com outra realidade em alguns momentos, principalmente na cidade de São Paulo

Current banking behaviors are

Emdec quer sciplinar valet park em Campinas

Está agendada para hoje à tarde, no Paço Municipal, uma reunião entre a direção da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S.A. (Emdec) e donos de bares e restaurantes do Cambuí

Current banking behaviors are

Esqueletos de concreto

Obras inacabadas viram ponto de prostituição e esconderijo de bandidos. GDF priorizará fiscalização de construções paralisadas (...)

Ano novo, reajuste nos serviços

Com a chegada de 2007, serviços aumentam absurdamente o preço praticado

Current banking behaviors are

Estacionamento rotativo vem aí

Detran começará ainda este ano a cobrar dos motoristas para estacionar na parte central de Brasília. Medida atingirá inicialmente 20% das vagas. Valor e a forma de pagamento ainda não estão definidos (...)

Nova praça

Enquanto prefeitura planeja construção de nova praça, flanelinhas assumem ruas

Current banking behaviors are

Seja um associado Sindepark