Através da iniciativa da ONG Amigos de São Judas Tadeu, instituição filantrópica formada por um grupo de pessoas que há muito tempo já trabalhavam pela Pastoral Social no bairro Antenor Garcia, está sendo construída uma creche com capacidade para atender até 100 crianças de famílias moradoras no bairro. A previsão é de que a creche comece a atender em março.

Diante da constatação de inúmeras carências nas famílias desse bairro, o que mais despertou a atenção foi a falta de assistência às crianças, as quais, na maioria das vezes, se tornam freqüentadoras das ruas, inicialmente por necessidades financeiras das famílias. Muitas crianças permanecem a maior parte do dia nas ruas do bairro, sendo que algumas delas mal sabem andar.

A assistência materna a essas crianças demanda tempo, e embora muitas mães desejem trabalhar, não podem abandonar as crianças. Boa parte do tempo dessas mães ainda é dedicada à assistência as crianças até os seus 7 anos, quando então podem passar a freqüentar as escolas municipais.

Por outro lado, a alimentação das crianças, de maneira geral, é muito fraca e, muitas famílias dependem de ajuda alimentar de voluntários. em vista dessa realidade decidiu-se iniciar um movimento de ajuda a essas crianças e, por extensão, às suas famílias.

O atendimento na creche deverá ser em período integral com assistência educacional e médico-odontológica. As iniciativas deverão ser desenvolvidas deverão ser desenvolvidas através de parceria com o poder público e também com a ajuda de voluntários e da iniciativa privada.

Uma dessas iniciativas partiu da empresa Hora Park/Estapar, que administra o sistema de estacionamento rotativo em São Carlos. Na última edição do Estacionamento Solidário, que aconteceu no dia 6 de outubro, o valor equivalente ao arrecadado nos parquímetros foi destinado para a ONG que utilizou o benefício nas obras de acabamento do prédio.

Na semana passada, o diretor-presidente da empresa, Helio Cerqueira Júnior, visitou o prédio e constatou que as obras estão bem adiantadas. Ele aproveitou para fazer uma doação à ONG que ajudará na conclusão das obras da creche. "Além da questão social que está ligada à empresa, eu também me preocupo muito com o futuro dessas crianças, que não tem um espaço físico para ficar enquanto os pais trabalham", resumiu Cerqueira.

Quem quiser visitar a creche que receberá o nome de "Casa da Infância Estrela da Manhã" e conhecer mais de perto o trabalho realizado pela ONG, pode acessar o site: www.amigosdesaojudas.web-mpg.com  ou contata-la pelo email: asjt@pithy.com.br

Fonte: Jornal Primeira Página (São Carlos), 17 de janeiro de 2007

Categoria: Fique por Dentro

Veículos em São Paulo trafegam a menos de 10 km/h em horário de pico