Um cochilo ao volante ou até mesmo uma pequena distração na estrada são grandes responsáveis por acidentes de trânsito. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apenas nos primeiros oito meses deste ano, já foram contabilizados mais de 5 mil acidentes e 201 mortes nas rodovias federais que cortam o Espírito Santo. Muitos acidentes acontecem em trechos bem conservados e sinalizados, e um motorista bem descansado pode salvar vidas, segundo a PRF. A reportagem é do G1.
"O condutor que viaja sem estar devidamente descansado pode não ter outra chance de evitar um acidente, evitar sua morte e a morte de outras pessoas", declarou o inspetor da PRF do Espírito Santo, Wylis Lyra.
Para a polícia, o que acontece é uma mistura de excesso de velocidade, falta de descanso correto e desrespeito à sinalização. Um caso recente de acidente de trânsito, com grande repercussão, foi o que resultou na morte da ginasta capixaba Eduarda Queiroz, de 17 anos.
A suspeita é de que o motorista, que está internado, tenha dormido ao volante enquanto voltavam de uma casa noturna, pela BR-262, no dia 16 de setembro. "O motorista com sono perde a noção de risco, de distância e profundidade. Isso é semelhante ao efeito do álcool no organismo humano", explicou o médico Sérgio Barros.
Laboratório do sono
A PRF, que fiscaliza as estradas, também se preocupa com o próprio sono. Os policiais rodoviários agora fazem exames, pois dormir mal pode comprometer o trabalho nas rodovias. "Depois desses testes feitos, vários colegas descobriam problemas com o sono e já estão passando por tratamentos", disse o inspetor da PRF, Jehan Morais.
As empresas de ônibus também estão levando os motoristas a participarem dos testes conhecidos como Laboratório do Sono. Eles ainda são monitorados por câmeras durante as viagens. "As câmeras mostram o que eu estou fazendo e também lá fora. Se passar um por mim e me atrapalhar, a câmera também vai filmar", disse o condutor José Custódio.
Fonte: portal G1, 29 de setembro de 2012

Cumbica vai recuperar vagas de carro (29/09/2012)

O Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, vai ganhar mais espaço para carros neste ano. Depois de o jornal O Estado de S. Paulo mostrar, dia 25, que o já apertado estacionamento perdeu 556 vagas e dois bo (...)

Etanol segue competitivo em SP, GO e MT (28/09/2012)