A ciclofaixa de lazer da região central de São Paulo, inaugurada dia 23, tem pontos de estacionamento desde domingo, 30. Segundo a Prefeitura da cidade, o objetivo é facilitar o acesso dos ciclistas aos pontos turísticos da parte histórica da capital paulista. Para isso, serão instalados seis paraciclos, como serão chamados os estacionamentos, ao longo do trecho de 2,5 km: no Centro Cultural São Paulo, na Praça da Sé, no Mosteiro de São Bento, na Praça do Patriarca, no Theatro Municipal e no Pateo do Collegio. Cada ponto terá capacidade de abrigar entre 50 e 60 bicicletas, informa o G1.
Os ciclistas que desejarem utilizar o serviço receberão uma pulseira após deixar a bicicleta. Eles poderão sair a pé, visitar os pontos que desejarem e pegar de volta seu meio de transporte ao final do passeio. De acordo com a prefeitura, os paraciclos serão gratuitos. Em caso de perda da pulseira, será necessária a apresentação de um documento para a retirada da bicicleta.
Entre os pontos turísticos que ficam no trajeto da ciclofaixa estão o Solar da Marquesa de Santos, os edifícios Martinelli e Matarazzo, os largos São Bento e São Francisco e o Museu Anchieta.
O trecho central da ciclofaixa liga a Avenida Paulista ao Centro, passando pela Avenida Liberdade e Rua Vergueiro. Como as demais, ela funciona aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h. Com este trajeto, São Paulo passou a ter 81,5 km de ciclofaixas de lazer, segundo a Secretaria Municipal dos Transportes.
O trecho Vergueiro-Liberdade liga a Praça Oswaldo Cruz à Praça João Mendes, passando pela Avenida Bernardino de Campos, Rua Vergueiro e Avenida Liberdade. Ele tem 7 km de extensão, sendo 3,5 Km em cada sentido.
Com 2,5 km de extensão, o Percurso Centro se integra ao trecho Vergueiro-Liberdade, e opera em sentido único, menos nos trechos do Viaduto do Chá e da Praça Ramos de Azevedo, onde opera em duplo sentido, sempre ocupando a faixa no meio fio do lado esquerdo.
Mudanças no trânsito
Por causa da nova ciclofaixa, a velocidade máxima nas vias passa a ser de 40 km/h. Além disso, o trânsito é alterado em alguns pontos:
- Vergueiro e Liberdade: canteiro central, em ambos os sentidos, é usado exclusivamente para o tráfego de bicicletas. Bloqueios das conversões à esquerda da Rua Vergueiro para a Rua Eduardo Amaro e para o acesso à Avenida 23 de Maio. Bloqueio da conversão à esquerda da Avenida Liberdade para acesso a Rua da Glória.
- Rua Anita Garibaldi: bloqueio da conversão à esquerda para a Rua Roberto Simonsen
- Avenida Rangel Pestana: bloqueio entre a Rua Doutor Bittencourt Rodrigues e Rua Roberto Simonsen
- Rua Roberto Simonsen: bloqueio entre a Rua Floriano Peixoto e Rua Venceslau Brás
Fonte: portal G1, 28 de setembro de 2012