Anualmente, cerca de 42 mil pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito no Brasil - entre motoristas, motociclistas e pedestres. O dado é do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que encerrou, dia 25, a Semana Nacional de Trânsito. "Nós temos que reduzir (as mortes) em 50% até 2020", alerta Maria Cristina Hoffmann, coordenadora geral de qualificação do fator humano no trânsito, segundo a Agência Brasil.
De acordo com ela, a semana serviu para realizar ações e divulgar as que já existem, abordando o tema Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Não Exceda a Velocidade, Preserve a Vida.
O tema foi escolhido pela Contran (Câmara Temática do Conselho Nacional de Trânsito), a partir de sugestões dos órgãos de trânsito de todo o país, da população e com base em pesquisas.
Este ano, a escolha também levou em consideração a questão da segurança: a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito.
"Entendemos que deveríamos continuar com o tema da década, desta vez com o enfoque da velocidade, porque já está comprovado que uma das maiores causas de acidentes nas estradas é a velocidade", explica Hoffmann.
Além da semana, o Denatran organiza o Parada (Pacto Nacional pela Redução de Acidentes), uma campanha permanente de conscientização. "A frota cresceu 8%, e nas rodovias federais, que é a estatística que nós utilizamos, houve uma redução de 2% de acidentes desde o início do Parada, em maio do ano passado", disse Hoffmann.
Fonte: Agência Brasil, 29 de setembro de 2012

Cumbica vai recuperar vagas de carro (29/09/2012)

O Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, vai ganhar mais espaço para carros neste ano. Depois de o jornal O Estado de S. Paulo mostrar, dia 25, que o já apertado estacionamento perdeu 556 vagas e dois bo (...)

Etanol segue competitivo em SP, GO e MT (28/09/2012)