Cobrança da Área Azul será digital (São José do Rio Preto/SP)

jkiguatemicelular-958

A Prefeitura de Rio Preto vai substituir o atual sistema de cobrança da Área Azul – feito por meio de cartões – por aplicativo de celular. A mudança está prevista para ocorrer em 30 dias, segundo a Empresa Municipal de Urbanismo de Rio Preto (Emurb). O atual sistema de cobrança, feito em dinheiro, é considerado atrasado e perigoso pela Emurb.

Dia 24, uma funcionária da empresa foi assaltada quando levava um malote com R$ 11 mil, dinheiro da arrecadação do final de semana, para ser depositado em uma agência da Caixa.

“Esse risco vai acabar com o aplicativo, porque não vai ter mais esta movimentação financeira. O usuário vai comprar o tempo de uso por meio de celular. Haverá valores diferenciados, como acontece com o sistema de telefones pré-pagos. A pessoa poderá adquirir por banco ou cartão de crédito”, explica Ubiratan Garcia, diretor administrativo da Emurb. Com o novo sistema, assim que estaciona o veículo, o motorista vai acessar o aplicativo para digitar a placa e depois determinar o tempo de permanência – o mínimo será de 30 minutos e o máximo de duas horas.

A Emurb não informou qual será o valor do tempo mínimo. Atualmente, são 3,6 mil vagas de Área Azul em Rio Preto. Cada uma custa R$ 3,50. Mesmo com o novo sistema, a fiscalização permanecerá sob responsabilidade dos 140 fiscais da Zona Azul. Eles vão andar com um aplicativo instalado em tablet ou celular. “Vão digitar o número da placa do carro pelo aplicativo. Caso o veículo esteja irregular será feita uma notificação impressa”, diz Garcia. As notificações viram multas em caso de fiscalização da PM ou da Guarda Municipal.

O aplicativo está sendo desenvolvido em conjunto pela Emurb e pela Empro (Empresa Municipal de Processamento de Dados) com capacidade para funcionar em celulares com sistema operacional Android e IOS.

Fonte: Diário da Região - São José do Rio Preto - 25/07/2017

Zona Azul (SC)

A Estapar, concessionária que administra o estacionamento rotativo em Itajaí, começou a instalar novos parquímetros, que cobrirão mais 162 vagas a partir do dia 7 de agosto. O decreto que previa o au (...)

Estacionamento: decisão suspensa (Fortaleza/CE)