Parking News

Macquarie compra líder ibérica de estacionamento Empark à A. Silva & Silva (Portugal)

decoraodegaragens-576

O fundo da gestora Macquarie dedicado a infra-estruturas europeias, o Macquarie European Infrastructure Fund 5 (MEIF5), vai ser o novo dono da empresa Empark — Aparcamientos y Servicios, até agora controlado pela ASSIP SGPS, do grupo A. Silva & Silva. Em comunicado emitido dia 28 de julho, e disponível no site da Empark, foi anunciado que “os donos” da líder ibérica de parques de estacionamento chegaram a acordo “para vender 100%” das ações da empresa ao fundo MEIF5, “que é gerido pela Macquarie Infrastructure and Real Assets”.

 “Os termos da aquisição não foram revelados”, adianta o comunicado da Empark, nomeadamente o valor da operação. Contatada, fonte oficial da Empark remeteu para o acordo de confidencialidade subscrito entre as partes.

Mas, há nove dias, a agência noticiosa Reuters, que adiantava já que a Empark teria recebido uma oferta da Macquarie, avançava o valor da compra da empresa ibérica “entre 900 e 1200 milhões de euros”, citando fontes não identificadas.

Segundo a notícia avançada pela Reuters em 20 de julho, a alienação estava a ser assessorada pelo Caixa BI e pelo JP Morgan, e implicava que a ASSIP, do grupo A.Silva e Silva (dona de 78%), o Haitong Bank (14%) e Transport Infrastructure Investment Company (TIIC, com 8%) saíssem do capital da Empark.

O Novo Banco, que era o segundo maior acionista da Empark até ao terceiro trimestre de 2016, acabou por vender a sua participação de 22,1% na Empark maioritariamente à ASSIP, num negócio só concluído em fevereiro deste ano. Foi na sequência desta operação que se redesenharam as participações entre os três acionistas da Empark.

Em janeiro passado, altura em que a Empark negou estar em processo de venda, como então a imprensa espanhola noticiara, o Jornal de Negócios recordava que esta já não era a primeira tentativa de alienação. Em2015, aempresa esteve perto de fechar um acordo com a Vinci Park.

Fonte: Público/Portugal, 30 de julho de 2017

Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

Zona Azul (SC)

A Estapar, concessionária que administra o estacionamento rotativo em Itajaí, começou a instalar novos parquímetros, que cobrirão mais 162 vagas a partir do dia 7 de agosto. O decreto que previa o au (...)

Estacionamento: decisão suspensa (Fortaleza/CE)

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) suspendeu, dia 24, a decisão que permitia às empresas da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) cobrarem tarifa integral em relação ao temp (...)

EUA avançam para regulamentar carro autônomo

Os Estados Unidos dão passos importantes para enfim desenhar uma legislação para carros autônomos. No dia 27, o comitê de Energia e Comércio da Câmara aprovou regulamentação para testes, produção e im (...)


Seja um associado Sindepark