Parking News

Prefeitura de São Paulo vai rever as ciclovias e ciclofaixas

ciclofaixapaulista-976

A Prefeitura de São Paulo vai revisar o circuito de ciclovias e ciclofaixas da cidade. Ação decorre de diversos pedidos da população, entre eles para ampliação, revisão e retirada das faixas, segundo informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

O anúncio do Plano de Revisão foi feito pelo presidente da CET, João Octaviano Machado Neto, durante encontro do Conselho de Política Urbana (CPU) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O estudo está sendo conduzido pela Secretaria de Mobilidade e Transporte e, entre agosto e setembro, deve ser apresentado ao Ministério Público (MP). "Após um amplo debate com a comunidade, ciclistas e representantes das Prefeituras Regionais, é que será definido o projeto a ser adotado em cada ponto da cidade", comunica a Secretaria em nota.

Segundo Machado Neto, o objetivo do Plano de Revisão é rever os impactos que as ciclofaixas têm causado em alguns locais. "Vamos entregar um estudo completo da cidade, fazendo uma revisão, uma discussão sobre o que foi implantando e os próximos passos, de maneira que vamos dar uma refrescada nessa discussão e abrir outro cenário para falar sobre esse circuito cicloviário da cidade", garante Machado Neto.

Estudo prévio

De acordo com uma pesquisa feita pelo Núcleo de Economia Regional e Urbana da USP (Nereus), embora as ciclovias apresentem ganhos para a saúde e melhoria da qualidade de vida, elas também geram aumento do congestionamento por conta do estreitamento das vias, redução do número de vagas de estacionamento para carros e prejuízo ao comércio.

Tanto para a ACSP quanto para o Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo (Sindepark), a gestão passada falhou ao implantar as ciclofaixas sem planejamento e estudo prévio. A Prefeitura começou a instalação das vias no ano de 2013. Atualmente a cidade conta com460 quilômetros de via cicloviária.

"Há ciclofaixas pintadas no chão, em todo e qualquer lugar, sem preparação adequada, passando por cima de buracos, por cima de bocas de lobo, por cima de árvores, cometendo diversos absurdos, simplesmente para pintar faixas", critica o coordenador do CPU, Antonio Carlos Pelas.

A organização Vá de Bike refuta as informações das entidades dizendo que os ciclistas são clientes potenciais do comércio, uma vez que os uso do veículo reduz o desgaste da procura por uma vaga de estacionamento. Estudo da Universidade de Portland mostra que usuários de veículos visitam o centro comercial 9,9 vezes por mês. Nos ciclistas esse número salta para 14,5.

De acordo com o Vá de Bike, o comércio da região do Largo 13, em Santo Amaro, registrou aumento de vendas por pessoas que circulam a pé. A organização cita ainda o exemplo da cidade de Nova York, que teve aumento de 50% no valor dos imóveis e na receita do comércio em locais que tiveram a circulação de veículos restrita, como a Times Square.

Comunicação

O presidente da CET disse ainda que o novo plano prevê adotar um "índice de conectividade entre as ciclofaixas", uma rede que possibilite a movimentação dos ciclistas para outros modais de transporte: terminais de ônibus, estações de trem e metrô.

A CET também pretende criar um canal de comunicação permanente entre a companhia, as prefeituras regionais e as 15 distritais que a Associação tem espalhadas pela cidade. "A intenção é que isso não apenas propicie maior diálogo com a sociedade civil, mas agilize a comunicação de ocorrências, como falta de sinalização e semáforos quebrados", comentou o presidente da ACSP, Alencar Burti.

Machado Neto também adiantou que a CET vai lançar, no início de 2018, um edital de parceria público-privada (PPP) para modernizar o sistema semafórico da cidade. De acordo com informações da CET, dos seis mil semáforos da cidade, atualmente apenas 600 pode ser geridos de forma remota. Com o projeto, o objetivo é de que esse montante suba para no mínimo 80% ou 85%.

Fonte: jornal DCI - 29/07/2017

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Zona Azul (SC)

A Estapar, concessionária que administra o estacionamento rotativo em Itajaí, começou a instalar novos parquímetros, que cobrirão mais 162 vagas a partir do dia 7 de agosto. O decreto que previa o au (...)

Estacionamento: decisão suspensa (Fortaleza/CE)

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) suspendeu, dia 24, a decisão que permitia às empresas da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) cobrarem tarifa integral em relação ao temp (...)

EUA avançam para regulamentar carro autônomo

Os Estados Unidos dão passos importantes para enfim desenhar uma legislação para carros autônomos. No dia 27, o comitê de Energia e Comércio da Câmara aprovou regulamentação para testes, produção e im (...)


Seja um associado Sindepark