Doria foi à China com promessa de conhecer tecnologia para melhorar gestão pública

brigadeiro-luis-547

Com seis meses de governo e enfrentando uma realidade de pouca margem para anunciar investimentos, o prefeito João Doria (PSDB) foi dia 21 para a China, em sua quarta viagem oficial, desta vez sob a promessa de conhecer saídas tecnológicas para melhorar a gestão pública da cidade. Como fez nas missões aos Emirados Árabes Unidos, aos Estados Unidos e à Coreia do Sul, Doria também levará seus planos de desestatização a investidores chineses.

A comitiva teve marcadas visitas a cinco empresas de tecnologia, quatro centros de gerenciamento de serviços como tratamento de água, monitoramento de tráfego e de segurança pública, além de reuniões com dois bancos e uma agência de fomento a investimentos no exterior.

Parte dessas empresas já têm parcerias firmadas com a Prefeitura. Na semana passada, Doria apresentou o programa City Câmeras, projeto que prevê a criação de uma rede de monitoramento inteligente da cidade, e duas das empresas envolvidas no projeto, a Dahua e a Hikvison, estão no roteiro do prefeito.

As viagens internacionais de Doria

“Algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo estão na China, e com coisas muito interessantes. A gente está montando aquele centro de operações integrado e tem super a ver com a China. Xangai tem um dos melhores (centros de monitoramento) do mundo”, diz o secretário de Inovação de Tecnologia, Daniel Annenberg, que faz parte da comitiva.

O secretário, sem o prefeito, teve reuniões também em Yinchuan, cidade alvo de uma série de reportagens de veículos europeus e norte-americanos por conta de um sistema de comunicação entre cidadãos e o governo por meio de cartões eletrônicos e até biometria.

“Yinchuan está sendo considerada o primeiro centro mundial de inovação em smart cities do mundo. Eles montaram lá um instituto de pesquisa e inovação fazendo bairros inteligentes, ter um cartão inteligente da cidade, que permite aos moradores acessar os serviços disponibilizados pelos órgãos públicos através do cartão”, diz Annenberg.

O aprendizado poderia valer para determinar regras para a concessão do bilhete único, segundo a Prefeitura.

Transporte

Outro foco da viagem foi conhecer a operação da frota de ônibus elétricos de Xangai - cidade autora do convite ao prefeito. O secretário de Mobilidade e Transportes, Sergio Avelleda, afirma que seu primeiro objetivo é “conhecer o ônibus elétrico em operação em um grande sistema” para “evitar os problemas” que os chineses podem ter tido ao iniciar esse processo. “No nosso edital (de renovação da frota de ônibus, que deve ser lançado ainda neste ano), não vamos mandar comprar ônibus elétrico. Mas vamos determinar a redução da emissão dos poluentes”, afirma.

Fonte: O Estado de S. Paulo, 21 de julho de 2017

Categoria: Cidade

Zona Azul (SC)

A Estapar, concessionária que administra o estacionamento rotativo em Itajaí, começou a instalar novos parquímetros, que cobrirão mais 162 vagas a partir do dia 7 de agosto. O decreto que previa o au (...)