O engenheiro de transportes Sérgio Ejzenberg diz que é necessário ver o que a verticalização traz de bom para a cidade. "Em um bairro de casas, de repente surge uma torre e, de repente, mais casas são vendidas para outras torres, e de repente neste sistema viário que tinha pouca gente ocupando e usando está verticalizado e multiplica por quatro, cinco, seis vezes mais o número de carros que usavam essas vias".
Quanto mais longe a cidade for, mais tempo as pessoas terão para se deslocar. Para Ejzenberg, se a cidade crescer para o Centro e adensar, fica mais fácil construir metrô na região e garantir a mobilidade para o transporte de massa.
Num mundo ideal, os prédios só deveriam ser construídos onde já existisse uma rede de transporte público, o que nunca acontece. Na Chácara Klabin, na Zona Sul, eles chegaram antes da estação do Metrô e a interligação mais importante, com a Linha 5-Lilás, ainda está sendo construída.
O diretor de Urbanismo da Prefeitura de São Paulo, Kazuo Nakano, diz que a Prefeitura tem um plano, mas admite que precisa melhorá-lo. "Temos que orientar melhor onde estes prédios de apartamentos devem se implantar na cidade. Induzir que estes prédios sejam construídos em locais com boa infraestrutura, locais com transportes coletivos."
Segundo Kazuo, está prevista a revisão do Plano Diretor. "O Plano Diretor tem o objetivo de estabelecer uma melhor localização para implantação desses prédios e o modo que gera benefícios para a cidade em termos de melhoria de calçada, comércios, serviços, moradias, espaço público, paisagem. Estamos buscando estabelecer novos tipos de prédios na nossa cidade."
Fonte: portal G1, 20 de maio de 2013