No primeiro trimestre de 2012 foram registradas 1.766 multas. Já no mesmo período de 2013 foram aplicadas 2.526. Pedroso relata que os condutores precisam ter mais educação e conscientização. "O cidadão não está sentindo no bolso. É preciso um aumento no valor da multa, pois, dessa forma, as leis de trânsito seriam respeitadas pelos motoristas", acredita o especialista.
Pedroso relata que a má interpretação de quem aplica a multa também pode ocorrer. "Às vezes um motorista está trafegando pela rua e coça a cabeça na frente do agente. Então, pode ser que ele ache que a pessoa falava ao celular. Ou pode não ter visto o motorista usando um cinto de segurança. Já em relação a estacionamentos irregulares é mais fácil."
Durante todo o ano de 2012 foram registradas 7.804 multas manuais na cidade, segundo dados da Prefeitura publicados no site. A reportagem do G1 flagrou em maio um agente de trânsito que aplicava multa em um veículo estacionado de forma irregular no prédio do Executivo. O dono do carro estava sem o cartão de autorização de uso de vagas de idosos.
Fonte: portal G1, 19 de maio de 2013