A cidade, de 40 mil habitantes, tem 15 mil carros e 20 mil bicicletas. Na média, uma para cada dois moradores. Os ciclistas abusam: pedalam na calçada, tiram fina dos carros, avançam na contramão e ainda carregam crianças sem proteção.
As maiores vítimas das imprudências são os próprios ciclistas. "Tive um atropelamento de moto quando eu estava de bicicleta", conta a dona de casa Roberta Maria.
Tem tanta bicicleta em Pontal que a prefeitura precisou colocar estacionamentos só para elas. Mas isso acabou virando outro problema: as bicicletas tomam conta das calçadas e os pedestres ficam sem espaço para andar.
Para acabar com a confusão, a prefeitura decidiu há dois anos exigir o emplacamento das bicicletas - como se fossem carros. Apenas seis mil se adequaram à lei.
Como não havia lugar para guardar todas as bikes apreendidas, a prefeitura recuou. A Polícia Militar também não sabe o que fazer. "Quem fará as autuações e a recolha essa lei municipal não definiu", afirma o sargento Edson Arantes.
A prefeitura de Pontal informou que deve retomar ainda este ano o emplacamento das bicicletas.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 15 de maio de 2013