Parking News

A maior parte dos shoppings do Rio e do Grande Rio decidiu dia 27 de abril não alterar a forma de cobrança de seus estacionamentos até que a decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio, que considerou inconstitucional a Lei 5.862/2011, seja publicada no Diário Oficial, o que deve ocorrer nos próximos dias. Até lá, os estacionamentos manterão a cobrança fracionada. Segundo o jornal O Globo, na prática isso quer dizer que o preço da vaga continuará muito mais alto se comparado ao cobrado antes de janeiro, quando a lei, de autoria da deputada estadual Cidinha Campos, foi sancionada pelo governador Sérgio Cabral. O subsecretário adjunto dos Direitos do Consumidor do Procon, Bonifácio Novellino, disse que o órgão está aguardando que a Procuradoria Geral do Estado recorra da decisão do TJ no Supremo Tribunal Federal (STF).
"Já estávamos preparados para interditar os estacionamentos reincidentes. Haveria uma interdição temporária de 24 a 48 horas. Mas, por enquanto, as multas aplicadas nesses estabelecimentos estão sem efeito."
Procon: consumidor deve guardar tíquetes
Novelino aconselha aos consumidores que utilizam esses estacionamentos a guardarem os tíquetes. Segundo o subsecretário, no futuro eles poderão ser beneficiados caso o Supremo reveja a decisão do TJ: "O cliente poderá ter esse dinheiro devolvido em dobro. Além disso, esse tíquete é uma prova que o consumidor tem caso queira formalizar uma queixa. Só esse bilhete formaliza a relação de consumo."
Desde janeiro, a lei que muda as regras da cobrança pelo tempo de permanência em estacionamentos no Estado provocou uma enxurrada de recursos na Justiça. A decisão do dia 26 do TJ vai ao encontro do desejo do Sindicato das Atividades de Garagens, Estacionamentos e Serviços do Estado, que beneficia todas as atividades e operações do setor.
Fonte: O Globo (RJ), 27 de abril de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Iguatemi abre shopping em Alphaville (27/04/2011)

Na época da construção do primeiro loteamento de Alphaville, em Barueri, 1975, um dos grandes atrativos publicitários do empreendimento, até então só residencial, era estar a "apenas 15 minutos de car (...)

São Paulo perde seu último bonde (01/05/2011)

Bancos originais de 1917, feitos, como as colunas, do resistente pinho de Riga. Teto e assoalho da rara cabreúva. Detalhes em bronze, cobre e latão e pintura original de tom verde-musgo. Eis o bonde p (...)

Etanol recua em 8 Estados e sobe em 16 (02/05/2011)

Os preços do etanol hidratado praticados nos postos brasileiros caíram em 8 estados e subiram em 16, de acordo com dados coletados pela Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) (...)


Seja um associado Sindepark