Parking News

Muita gente ainda não sabe: quem já passou dos 60 anos tem direito a vagas de estacionamento exclusivas, nas ruas. O benefício foi previsto pelo Estatuto do Idoso. Mas, em Belo Horizonte, ainda são poucos os locais sinalizados pela BHtrans, como mostrou reportagem do MGTV.
Sempre que precisa fazer um exame ou ir ao médico, Flor de Lis acompanha a mãe, de 91 anos. Encontrar um lugar para o carro é sorte, ela diz. Se a vaga fica muito longe, dona Armezinda tem de caminhar.
Na região hospitalar de Belo Horizonte - depois das 9h - fica difícil encontrar uma vaga. Quem tem consulta marcada com o médico não pode perder tempo. Dona Armezinda já passou por uma situação parecida. Ela diz que não achou vaga, voltou com o carro pra casa, pegou um táxi e depois voltou para a consulta.
O que mãe e filha não sabiam é que existem vagas exclusivas para idosos. O direito foi previsto pelo Estatuto do Idoso e regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito: 5% das vagas devem ser exclusivas para pessoas com mais de 60 anos.
O idoso deve ter uma credencial e deixá-la sobre o painel em local visível. Na capital mineira, o documento é emitido pela BHTrans.
O prazo para que as companhias de trânsito se adaptassem à resolução terminou no dia 12 de dezembro do ano passado. Mesmo assim, ainda é difícil encontrar placas de sinalização. Em Belo Horizonte, há 16 mil vagas de estacionamento regulamentadas nas ruas, mas apenas 55 são destinadas a idosos.
As vagas sinalizadas até agora ficam em áreas do rotativo. Alguns motoristas não perceberam a novidade.
Segundo a BHTrans, a credencial dá direito à vaga, mas o idoso tem de pagar o talão do rotativo.
Fonte: programa MGTV 1ª Edição, 14 de janeiro de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

adema vai extinguir tolerância (14/01/2010)

O prefeito de Diadema, Mário Reali, vai acabar com o período de tolerância da Zona Azul no município com projeto de lei que deve ser votado pela Câmara no início de março, conforme adiantou o Diário R (...)

Multa a quem parar em vagas especiais (15/01/2010)

Uma multa de R$ 53,21 e menos três pontos na carteira de habilitação estarão à espera dos motoristas que estacionarem em vagas exclusivas, reservadas na Zona Azul de Joinville (SC) para deficientes fí (...)


Seja um associado Sindepark