A instalação das praças de pedágio na via expressa da Castello é polêmica. Em 28 de dezembro, a prefeitura de Osasco obteve na Justiça liminar proibindo a concessionária da rodovia, ViaOeste, de cobrar o pedágio a partir de 1º de janeiro. Dois dias depois, a ViaOeste conseguiu cassar a liminar. O imbróglio foi criado porque as novas praças acabam com a opção de o motorista não pagar pedágio na rodovia na região de Barueri e Osasco, se trafegar pela pista expressa da Castello. O governo do Estado argumentava que o fato de haver cobrança apenas para alguns motoristas estava causando "desequilíbrio" na operação da rodovia. O secretário dos Transportes, Mauro Arce, é a favor da redução geral das tarifas como forma de compensar os motoristas pelas novas instalações.
Em nota divulgada dia 13, a pasta chefiada por Arce informou que a reestruturação tarifária permitirá uma melhor distribuição do tráfego entre as pistas marginal e expressa. Hoje, segundo a secretaria, o tempo gasto no trecho entre o km 24 e o km 13 da marginal da Castello nos horários de pico (das 7 horas às 10 horas e das 17 horas às 20 horas) é de dez minutos. Na pista expressa, os motoristas chegam a levar de 25 a 30 minutos. Com as obras no chamado Complexo Cebolão, diz a ViaOeste, esse tempo será de dez minutos, tanto na marginal como na via expressa.
Novas Tarifas
Osasco (sentido Interior), km 18: de R$ 6,50 para R$ 2,80
Barueri (sentido Capital), km 20: de R$ 6,50 para R$ 2,80
Itapevi (sentido Interior), km 33: de R$ 11,20 para R$ 5,60
Fonte: O Estado de S. Paulo, 14 de janeiro de 2010