Consultores de tráfego afirmam que a implementação de pedágio leva usuários a buscar caminhos mais baratos - nesse caso, significa atravessar a cidade em vez de optar pelo Rodoanel. "Facilidades estimulam fluxos de tráfego e empecilhos desestimulam", disse Sérgio Ejzenberg. "Pode haver uma migração de veículos." O diretor da Consultoria TTC, Elmir Germani, preferiu tratar do assunto de forma genérica, sem analisar o caso da Castelo Branco. "Mas certamente é possível dizer que pedágio afugenta usuários."
Com a mudança, o valor da tarifa para automóveis na pista marginal da Castelo foi para R$ 2,80. Até a semana passada, era de R$ 6,50. Veículos como caminhões e ônibus pagam R$ 2,80 por eixo. Como muitos motoristas não sabiam das mudanças e eram surpreendidos na hora de passar pelo pedágio, a ViaOeste, que administra a Castelo Branco, teve de montar um esquema de cobrança improvisado: o veículo passava pela cancela, estacionava no acostamento e era abordado por cobradores ambulantes. Quem declarava não ter dinheiro assinava compromisso de quitação do débito em cinco dias úteis, sob pena de multa.
A ViaOeste teve de deixar levantadas as cancelas do sistema automático de cobrança, o Sem Parar, e muitos veículos passaram direto. O diretor de Operações da ViaOeste, Francisco Mendes de Moraes Neto, afirmou que havia a proposta de manter o acesso livre ao Rodoanel, mas se elevaria a tarifa do pedágio. "Se deixasse a alça aberta, o pedágio iria para R$ 5,00. Há essa possibilidade, mas a opção do governo foi por uma tarifa menor."
Fonte: Agência Estado, 19 de janeiro de 2010