Parking News

A inspeção ambiental nos veículos a diesel evitou a morte de 252 pessoas na cidade de São Paulo em 2010, de acordo com estudo da Faculdade de Medicina da USP. O estudo, apresentado dia 18 de maio, aponta ainda que foram evitadas 298 internações por problemas provocados pela poluição, que agrava doenças como asma e pneumonia. "É como se a gente fumasse um pouco sem querer, cerca de dois ou três cigarros. Não é muito em comparação ao fumante, mas afeta bebês, gestantes e asmáticos", disse o médico Paulo Saldiva, coordenador do estudo. A reportagem é da Folha de S. Paulo.
Segundo Saldiva, cerca de 4.000 pessoas morrem todos os anos em consequência da poluição do ar em São Paulo - mais do que Aids e tuberculose somadas.
O relatório considerou cálculos do consultor Gabriel Branco com base nos dados da inspeção em 2010. Segundo o cálculo, os 121 mil veículos a diesel que passaram pela inspeção deixaram de emitir quantidade de material particulado equivalente ao que seria produzido por outros 20 mil.
"Ou seja, é como se a inspeção tivesse "retirado" da frota da cidade 20 mil veículos", disse Branco.
Segundo o estudo, se os 240 mil veículos a diesel esperados na inspeção fossem vistoriados, teriam sido evitadas 498 mortes e 588 internações em 2010.
Os veículos a diesel produzem 40% do material particulado na atmosfera. Segundo especialistas, a tecnologia do diesel no Brasil é atrasada - um ônibus daqui polui até 15 vezes mais do que os da Europa e EUA.
Os cálculos de Branco também apontam que houve ganho ambiental na inspeção dos carros: deixou-se de produzir monóxido de carbono equivalente ao que seria produzido por 1,3 milhão deles.
Fonte: Folha de S. Paulo, 19 de maio de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

CET interta rua por 180 as em SP (21/05/2011)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditou parcialmente a rua Baltazar da Veiga, entre as ruas Lourenço de Almeida e Domingos Leme, na Vila Nova Conceição, na zona sul de São Paulo, para ob (...)

De dez carros, oito ignoram pedestres (19/05/2011)

A campanha para aumentar o respeito aos pedestres em São Paulo completou dia 18 de maio uma semana, mas o que se vê nos cruzamentos da cidade ainda é desanimador. Carros aceleram e buzinam para apress (...)

Devagar quase parando (24/05/2011)

Não fosse o salto alto, a assistente de atendimento Alline Ewbank pensaria seriamente em andar a pé e deixar o ônibus de lado. Só no trânsito da avenida Paulista, ela passa de 30 a 40 minutos da viage (...)


Seja um associado Sindepark