Segundo Saldiva, cerca de 4.000 pessoas morrem todos os anos em consequência da poluição do ar em São Paulo - mais do que Aids e tuberculose somadas.
O relatório considerou cálculos do consultor Gabriel Branco com base nos dados da inspeção em 2010. Segundo o cálculo, os 121 mil veículos a diesel que passaram pela inspeção deixaram de emitir quantidade de material particulado equivalente ao que seria produzido por outros 20 mil.
"Ou seja, é como se a inspeção tivesse "retirado" da frota da cidade 20 mil veículos", disse Branco.
Segundo o estudo, se os 240 mil veículos a diesel esperados na inspeção fossem vistoriados, teriam sido evitadas 498 mortes e 588 internações em 2010.
Os veículos a diesel produzem 40% do material particulado na atmosfera. Segundo especialistas, a tecnologia do diesel no Brasil é atrasada - um ônibus daqui polui até 15 vezes mais do que os da Europa e EUA.
Os cálculos de Branco também apontam que houve ganho ambiental na inspeção dos carros: deixou-se de produzir monóxido de carbono equivalente ao que seria produzido por 1,3 milhão deles.
Fonte: Folha de S. Paulo, 19 de maio de 2011