Parking News

A NXP, empresa de semicondutores, em parceria com a C2X, está desenvolvendo uma rede de comunicação entre carros que fará com que os veículos conversem entre si. Isso, de acordo com a empresa, servirá como uma forma efetiva para impedir engarrafamentos e evitar acidentes. Segundo o site Pocket Lint, o conceito da rede já está em fase de testes práticos em campo e deve se tornar realidade em 2014. A comunicação vai utilizar um padrão wireless projetado especificamente para aplicações automotivas. Dessa forma, os carros podem se comunicar uns com os outros e com uma infraestrutura inteligente de trânsito, destaca o Olhar Digital.
A plataforma vai conseguir "enxergar" ao seu redor a fim de identificar pontos de trânsito e riscos de acidentes não visíveis a olho nu. Os motoristas receberão alertas antecipados de outros carros equipados com o aparelho, além de sinais luminosos que indicarão onde há tráfego mais intenso ou radares de limite de velocidade.
O aparelho será do tamanho de uma caixa de sapato e virá com sensor GPS, que usará um protocolo wireless encontrado nos mais modernos e rápidos smartphones e laptops do momento. Assim, será possível manter a comunicação entre os veículos, mesmo em alta velocidade.
Kurt Sievers, gerente geral da NXP, espera que haja 10% de penetração da tecnologia até 2020, o que seria suficiente para que outros 90% de motoristas sejam afetados positivamente pela novidade. "Imagine um cenário onde uma ambulância automaticamente muda os semáforos ao seu favor para facilitar a corrida ao hospital", comenta. "O sistema poderá, eventualmente, até dirigir os carros para os motoristas", completa.
Fonte: site Olhar Digital, 18 de maio de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

CET interta rua por 180 as em SP (21/05/2011)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditou parcialmente a rua Baltazar da Veiga, entre as ruas Lourenço de Almeida e Domingos Leme, na Vila Nova Conceição, na zona sul de São Paulo, para ob (...)

De dez carros, oito ignoram pedestres (19/05/2011)

A campanha para aumentar o respeito aos pedestres em São Paulo completou dia 18 de maio uma semana, mas o que se vê nos cruzamentos da cidade ainda é desanimador. Carros aceleram e buzinam para apress (...)

Devagar quase parando (24/05/2011)

Não fosse o salto alto, a assistente de atendimento Alline Ewbank pensaria seriamente em andar a pé e deixar o ônibus de lado. Só no trânsito da avenida Paulista, ela passa de 30 a 40 minutos da viage (...)


Seja um associado Sindepark