Houve ainda um aumento de cerca de 300 policiais militares na fiscalização.
Essa maior fiscalização fez saltar, principalmente, as multas aos motoristas que invadiram as faixas exclusivas para ônibus e àqueles que abusaram da velocidade.
Essas duas categorias lideram o ranking no crescimento de infrações, com 44,22% e 26,77%, respectivamente.
Mas, em números absolutos, a infração por desrespeito ao rodízio continua sendo a campeã, com mais de 2 milhões de multas aplicadas - crescimento de 21%.
De acordo com nota divulgada pela CET, com "essa expansão na estrutura dos equipamentos eletrônicos", houve "uma fiscalização mais eficiente e precisa".
Com isso, a companhia diz ter conseguido liberar mais seus agentes para organização e segurança do trânsito. O resultado, ressalta, foi uma redução na média nos picos de lentidão para 99 km, ante os 107,5 km de 2009.
Críticas
Para o consultor em trânsito e transporte Horácio Augusto Figueira, o número de multas mostra um erro de foco da companhia, ao ver que quase um terço das infrações flagradas na capital é de rodízio. "Lamentável. Que tipo de risco o rodízio causa?"
Para ele, isso mostra que a preocupação com a segurança não é prioridade.
Fonte: Folha de S. Paulo, 5 de março de 2011