O taxista Antônio Neto afirma que o estacionamento irregular dificulta o trabalho. "Temos as vagas de táxi garantidas por lei, mas muitas vezes quando a gente volta para os pontos elas estão ocupadas por outros motoristas, o que complica o nosso trabalho, e isso acontece em todos os pontos e o tempo todo", relatou o taxista.
Segundo a professora Socorro Sousa, falta consciência dos motoristas, pois o estacionamento irregular complica o trânsito, podendo provocar um acidente ou até mesmo confusão. "Eu mesma já briguei por causa de vaga, as pessoas estacionam em duas vagas ou na frente das rampas para cadeirantes e até mesmo nas vagas destinadas para idosos e deficientes. Isso é um absurdo", desabafou a professora.
Para Paula Lima, cadeirante e bacharel em Direito, é um desrespeito o estacionamento na frente das rampas e complica a sua movimentação pelo Centro de Teresina, pois ela depende desses acessos para se movimentar.
A sinalização precária também contribui para o aumento das infrações. Segundo Bruno Pessoa, Supervisor de Fiscalização do Strans, existem alguns pontos em que a sinalização deve ser revitalizada, mas na área central de Teresina ela está sinalizada. "O motorista precisa prestar atenção nas sinalizações e os agentes de trânsito estão posicionados para garantir a fluidez e advertir os irregulares", explicou o supervisor.
Pelo Código Nacional de Trânsito, a multa para quem estaciona em local proibido vai de R$ 53,00 a R$ 127,00 e o motorista pode pegar de 3 a 5 pontos dependendo da gravidade, além de ter o veículo rebocado.
Fonte: G1, 17 de julho de 2014