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O PT Cruiser, modelo da Chrysler de estilo "retrô", considerado como compacto nos EUA, apesar de ter sido lançado em 2000 como um utilitário graças às confusas definições do governo norte americano, apareceu pela primeira vez em 1999, ainda como Plymouth PT Cruiser. Ele sairia de linha em 2009, mas teve sua permanência no portfolio da fabricante até 9 de julho de 2010, quando a última unidade saiu da fábrica de Toluca, no México.
O fim do "cult", "estiloso", "mafioso", "invocado", "esquisito", "diferente"... PT Cruiser já havia sido anunciado. Foi em janeiro de 2010. A Chrysler, em aliança com a Fiat (na verdade, praticamente sob direção da fabricante italiana), não via mais sentido na fabricação do modelo lançado em 2000. A filial brasileira, no entanto, tentou desconversar: o modelo sempre foi cultuado por aqui. E, curiosamente, o carro foi ficando, salvo pela crise (veja só!), destaca o UOL Carros.
De acordo com o parceiro Interpress Motor, as instalações de Toluca serão preparadas para fazer a versão voltada aos Estados Unidos do Fiat 500, o famoso Cinquecento, outro modelo que revisita um sucesso do passado e que hoje é fabricado na Polônia.
Presente nas linhas de montagem desde 1999, o PT Cruiser não teve grandes modificações ao longo de 11 anos em produção, mas chamava a atenção por seu design, impossível de não conquistar um admirador de carros antigos.
No início, só havia a versão Limited, com câmbio automático de quatro marchas. A lista de série era generosa: ar-condicionado, ABS, airbags frontais e laterais, vidros e travas elétricas, rodas de liga leve, computador de bordo, direção hidráulica e bancos de couro. Em 2002, ganhou o câmbio sequencial, também de quatro marchas, chamado AutoStick, que existe até hoje. Na versão 2005, a Chrysler trocou o motor 2.0 16V com 141 cavalos por um 2.4 16V, que rendia 2 cavalos a mais e 14% a mais de torque (de 19,2 para 21,9 mkgf).
A maior cartada foi o PT Cruiser Classic, vindo do México a 75.000 reais. Esse modelo só diferia do top de linha Limited pela lista de equipamentos menos recheada. Faltavam airbags laterais, bancos de couro e rodas de liga leve. Por ser tão acessível, o Classic micou os Limited, fabricados de 2004 em diante.
Para comemorar os dez anos de fabricação, a Chrysler lançou o PT Cruiser Decade Edition, que manteve o design inigualável do modelo, mas apresentava novos equipamentos e aprimoramentos estéticos. Foi equipado com motor 2.4L de 143 cavalos de potência e câmbio automático AutoStick de quatro velocidades. Ganhou inscrição traseira, novas rodas, bancos em couro, espelhos retrovisores com aquecimento e travas elétricas com sensor de velocidade.
Os donos elogiaram a versatilidade do modelo, principalmente do enorme porta-malas, onde cabem até 528 litros, e dos bancos, que podem ser modulados em até 30 diferentes combinações. E, apesar, de não ser um carro voltado à performance, o PT se mostrava bastante estável em curvas.
Seu sucesso é comprovado pelos números. Foram mais de 1,5 milhão de unidades vendidas mundialmente, o que evidencia seu diferencial quanto ao estilo, versatilidade, qualidade e desempenho em seu segmento. Durante anos, as principais revistas especializadas recomendaram o PT Cruiser por seus níveis de qualidade e refinamento elevados, por um preço acessível se comparado ao dos concorrentes.
Fonte: UOL Carros, www.carrosdiversos.com.br, Molicar, julho de 2010

Categoria: Mundo do Automóvel


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