"A maioria das pessoas deste país conhece alguém afetado pela morte ou pela lesão de um jovem motorista", afirmou Sarah Jones, autora do estudo. "O GDL funciona em outros países e não há motivo para não funcionar aqui."
Embora os acidentes rodoviários estejam em declínio na Grã-Bretanha, os acidentes envolvendo motoristas jovens estão aumentando. Todo dia quatro pessoas morrem ou ficam gravemente feridas em acidentes envolvendo motoristas jovens, afirmou o estudo.
O esquema GDL é desenvolvido para permitir que motoristas recém-habilitados ganhem experiência, com a imposição de algumas condições durante um período que pode durar até dois anos.
Durante esse tempo, os motoristas podem ser proibidos de dirigir à noite ou acompanhados por passageiros da mesma faixa etária. A ingestão de qualquer bebida alcoólica também pode ser proibida.
Esquemas parecidos com esse existem na Austrália, no Canadá e na Nova Zelândia.
O estudo afirmou que o GDL levou a uma redução de 28% nas taxas de acidentes com morte ou lesão grave na Califórnia e a uma redução de 40% nas mortes e lesões de passageiros adolescentes.
Organizações automotivas afirmam que o esquema seria difícil de ser implementado e poderia penalizar os que precisam dirigir à noite.
Fonte: agência Reuters (em Londres), 21 de setembro de 2010