Segundo um estudo do Movimento Nossa São Paulo e do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), os cerca de 20 milhões de habitantes da região metropolitana da cidade gastam duas horas e 42 minutos diariamente para se deslocar, um minuto abaixo da média de 2009.
Para 68% das 805 pessoas ouvidas pela pesquisa, o trânsito em São Paulo é "ruim" ou "péssimo", e 76% se mostraram propícias a deixar de usar veículo particular para se deslocar de bicicleta ou por meios de transporte público.
De acordo com o Ibope, 2 milhões de pessoas utilizam todos os dias veículos particulares em São Paulo, que, somados aos táxis, ônibus, veículos de carga e motocicletas totalizam mais de 5 milhões de veículos automotores em circulação.
Especialistas recomendam às autoridades mais investimentos em transporte público para ampliar as linhas do metrô e construir mais ciclovias, assim como a implantação de pedágios nos acessos ao centro da cidade para restringir o número de veículos.
Um grupo de jovens de uma ONG improvisou praias nas margens do rio e colocou um barco para atravessá-lo, propondo o transporte fluvial como uma alternativa de aliviar o trânsito.
Fonte: agência EFE, 22 de setembro de 2010