Uma das vias que estão sem definição é a Rua Domingos de Morais, na Vila Mariana. No plano, a secretaria apenas diz que é preciso rever o horário de estacionamento da Zona Azul, sem apontar de fato a alteração. Mesmo com alguns pontos a serem finalizados, Moraes é otimista e diz acreditar que o paulistano sentirá melhora no trânsito ainda este semestre.
Também foram divulgadas 175 rotas alternativas aos corredores já congestionados. Os novos percursos, porém, foram traçados sobre vias já muito movimentadas, como a Avenida 23 de Maio, apontada como alternativa à Avenida 9 de Julho no sentido centro-bairro. A Alameda Santos também é considerada opção à Avenida Paulista, no sentido Paraíso. "Ninguém promete que a rota alternativa estará livre. O objetivo é mostrar outros caminhos e distribuir melhor os veículos", explicou o secretário.
Se os trajetos alternativos forem adotados, o índice de congestionamento da Companhia de Engenharia de Tráfego pode realmente cair. Isso porque parte das vias apontadas como alternativas não integra a base de 820 km monitorados pela companhia e, portanto, não será medida. "Não estamos maquiando", afirmou Scaringella. Ele não soube dizer quantos trajetos alternativos estão fora do monitoramento.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 20 de março de 2008