Parking News

Duílio Ferronato é autor de texto sobre as vagas especiais que foi publicado pela Folha de S. Paulo. Veja alguns trechos: "Na dúvida é bom fazer como São Tomé: vá ver com seus próprios olhos! Alguns leitores relatam que as vagas para idosos e deficientes não estão sendo respeitadas.
Então, fui fazer uma visitinha a supermercados na Mooca e na Marginal, para averiguar.
Não precisei esperar nem dois minutos! Chegou uma mulher e parou na cara dura na vaga de idoso. Ela não parecia grávida, muito menos com alguma dificuldade de locomoção. Mais alguns minutos e chega a dona do outro carro que já estava estacionado na outra vaga de idoso. Fui perguntar por que ela tinha parado na vaga de idoso e ela disse que, como não tinha nenhum idoso, ela parou! Dá para acreditar? Juro que ela falou isso mesmo!
Fiquei lá uns 40 minutos e pararam cinco carros na vaga de idosos e só um parecia acima dos 60 anos.
Fui ao outro supermercado e pimba! Desta vez o primeiro carro era de um homem de uns 40 anos. Parou e nem olhou para o chão. Será que o problema é que as pessoas não conseguem ver as marcas no chão? Pode ser...
Os banheiros especiais para deficientes não são de uso exclusivo, mas, sim, preferencial. Mas as vagas especiais são de uso exclusivo! Se uma pessoa não apresenta nenhuma dificuldade de locomoção não deve usar. Nem que seja bem rapidinho.
Aí fico pensando: já houve campanha para explicar isso às pessoas? Precisa ou deveria ser óbvio? Óbvio, certamente, não é! Principalmente porque as vagas especiais são sempre localizadas em lugares privilegiados.
Minha pequena pesquisa não teve nada de científico. Conversei com alguns dos espertinhos. Nenhum disse que não tinha visto a sinalização. Ninguém se desculpou. Só disseram que foi só por um instante que usaram a vaga.
Bem, espero que, quando eu ficar velhinho, os orelhudos já tenham aprendido para que servem aqueles sinais azuis no chão dos estacionamentos."
Fonte: Folha de S. Paulo, 23 de março de 2008

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Capital prepara pacotão de obras (19/03/2008)

A Prefeitura publicou dia 19 no Diário Oficial a abertura de licitações para a realização do projeto de oito novas obras na Capital para reduzir os congestionamentos. Só o estudo dessas obras custará (...)

Cartão sobe para R$ 1,90 em Campinas (18/03/2008)

O cartão da Zona Azul em Campinas (SP), desde o dia 17, passou a custar R$ 1,90. Segundo a Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), não havia alteração há um ano e o reajuste, de 5,5%, é inferi (...)

Pacote já vigora na Capital (24/03/2008)

Começaram a valer dia 24 algumas das medidas do pacotão anunciado pela Prefeitura de São Paulo para tentar melhorar o trânsito na cidade. O motorista já conta com o novo corredor da Rua Clélia, na Lap (...)

Pacote inicial inclui 19 obras viárias (20/03/2008)

Entre as ações para melhorar a fluidez do trânsito na capital paulista divulgadas pela Prefeitura estão 19 obras viárias, a recuperação de sete corredores de ônibus, proibição de estacionamento e carg (...)

O pacote de meias medas (19/03/2008)

Para o jornal Estado de S. Paulo, o pacote anunciado pela Secretaria Municipal de Transportes traz "meias medidas" para tentar desafogar o trânsito da cidade de São Paulo nos horários de pico. O anúnc (...)

Prefeitura anuncia planos incompletos (20/03/2008)

Segundo Camilla Rigi, em reportagem do Estado de S. Paulo, na prática, os planos sobre estacionamento e carga e descarga de caminhões pesados não estão finalizados. A Companhia de Engenharia de Tráfeg (...)

Resultados, só em quatro meses (20/03/2008)

Diego Zanchetta, do Estado de S. Paulo, afirma que os usuários de carro e de ônibus não devem sentir, ao menos nos próximos quatro meses, os efeitos das medidas anunciadas dia 19, segundo avaliação de (...)

Rozio e pedágio no futuro? (20/03/2008)

Segundo reportagem de Humberto Maia Junior, do Estado de S. Paulo, em várias ocasiões, o prefeito Gilberto Kassab negou com ênfase o aumento do rodízio ou a criação de pedágio em São Paulo. Chegou a p (...)

Alugam-se marronzinhos (26/03/2008

Maria Paola de Salvo relata, na Revista Veja, que São Paulo é palco de 90.000 eventos por ano. Alguns são de parar o trânsito. Literalmente. Há bloqueio de ruas, filas de carros se formam e os marronz (...)

Billings: nada mudou depois de um ano (23/03/2008)

As 87.755 assinaturas colhidas pela campanha Salve a Billings! ainda não saíram do papel. Após um ano da ação promovida pelo Diário do Grande ABC para alertar autoridades sobre a importância da preser (...)

Colapso anunciado (24/03/2008)

O crescimento da economia e o conseqüente aumento das vendas de automóveis estão espalhando um antigo "privilégio" paulistano, os engarrafamentos, a outras grandes cidades do País, ressalta a Revista (...)


Seja um associado Sindepark