Três em cada quatro acidentes são provocados por falha humana, segundo pesquisa feita por uma comissão que reúne empresas de transporte e órgãos de trânsito.
"O estudo revela qual é o fator preponderante que é exatamente um motorista cansado, dirigindo numa velocidade incompatível com o trecho sinuoso", explica o diretor de gerenciamento de risco Dárcio Centoducato.
Minas Gerais, que tem a maior malha rodoviária federal do País, lidera o ranking, seguido de São Paulo e do Paraná. As más condições das rodovias também contribuem para que ocorram acidentes.
Em Minas Gerais, os motoristas ainda enfrentam outra armadilha: muitas curvas, um dos principais motivos de tombamento de caminhões no País.
A Federação das Empresas de Transportes de Cargas de Minas acredita que dá para diminuir em 40% o número de acidentes com ações simples: treinamento para os motoristas, melhor manutenção dos veículos e sinalização. "Colocar placas, faixas, frisamentos. É um custo baixo que pode ter um retorno rápido", diz o presidente da Federação, Vander Francisco Costa.
Fonte: Jornal da Globo, 23 de março de 2010