Parking News

No primeiro dia útil (29/03) após a entrega da ampliação da marginal Tietê, os veículos enfrentaram engarrafamentos menores do que a média para a via. Contudo, com trechos incompletos e sinalização falha, alguns motoristas ficaram confusos com as novas pistas e fizeram manobras arriscadas ao passar de uma para outra. Muitos evitavam acessar as faixas com asfalto novo, que por vezes ficavam vazias, enquanto as antigas locais e expressas ficavam congestionadas, constatou reportagem da Folha de S. Paulo.
Um balanço da CET indicou que a lentidão na marginal Tietê teve em média 9 km de extensão pela manhã, contra 17 km na semana passada - quando a via ainda sofria com interferências por conta das obras. Ao longo do dia, ela afirma que as filas eram de 8 km, contra 22 km na última segunda e 14 km na média de uma semana de 2009, antes de começar a ampliação da marginal.
Gráficos oficiais da CET, com critérios técnicos de comparação, mostram que, apesar da melhoria na marginal Tietê, a quantidade de filas na cidade inteira ficou próxima da média, sem nenhum alívio significativo, como esperava a prefeitura. Ao longo do dia houve variações tanto para cima como para baixo do habitual. Pela manhã, por exemplo, a soma dos congestionamentos esteve 10% inferior em relação às segundas-feiras do primeiro semestre de 2009. Do final da manhã ao início da tarde, 21% superior. No final da tarde, 10% maior.
Um fator que pode ter prejudicado a fluidez foram as pancadas de chuva à tarde. Além disso, no intervalo de um ano, a frota de SP ganhou mais de 330 mil veículos. Velocidade
Como a situação do tráfego sofre variações diariamente (de interferências como acidentes, tempo e veículos quebrados), especialistas consideram que é cedo para qualquer conclusão sobre os congestionamentos na marginal Tietê com as novas pistas. O mesmo pode ser dito em relação ao trânsito aferido no restante da capital paulista. A CET prevê que as novas pistas (que aumentaram de 8 para até 11 faixas por sentido) elevem a velocidade média em 35%, atingindo 50 km/h. E que, na capital paulista, somada ao trecho sul do Rodoanel, a nova marginal reduza os engarrafamentos de 10% a 12%.
Fonte: Folha de S. Paulo, 30 de março de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vaga de meia hora e via celular (23/03/2010)

O prefeito de Joinville, Carlito Merss, assinou dia 23 de março o decreto-lei que regulamenta a zona azul eletrônica e o fracionamento da hora do Cartão Joinville. Embora possa haver atraso, admite o (...)

Arrecadação em primeiro lugar (29/03/2010)

Em 2009, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) teve uma arrecadação recorde de multas: R$ 473 milhões, um crescimento de 22% sobre o ano anterior. Cerca de 1,5 milhão dessas multas foram aplicada (...)

Faixa Azul avança em BH (27/03/2010)

Quem procura vaga para estacionar pelas ruas de Belo Horizonte conhece bem a equação da cidade: carros demais e espaço de menos, o que resulta no velho problema de veículos em lugares errados, estacio (...)

Temporada de compras 1 (25/03/2010

O BTG Pactual, de André Esteves, diversifica sua temporada de compras: de um lado, continua atrás de redes de farmácias (já levou a Farmais e procura outras, porque quer montar um supersistema de vend (...)

Temporada de compras 2 (26/03/2010

O BTG Pactual, de André Esteves, continua guloso na tentativa de adquirir mais redes de farmácias e estacionamentos. Agora, namora a Droga Verde, patrocinadora da Portuguesa de Desportos, em São Paulo (...)

Parceria (26/03/2010)

A Bradesco Auto/RE fechou parceria com a gEpark Estacionamentos que dá direito aos clientes do Bradesco Seguro Auto descontos de 30% no estacionamento rotativo e 10% no estacionamento mensal em várias (...)

Vaga certa (23/03/2010)

A prefeitura aceitou flexibilizar o contrato com a Embrapark, responsável por 9 mil vagas em ruas e praças da Zona Sul. A empresa, que chegou a ser multada pela prefeitura, não seria mais obrigada a v (...)

Caçada às gangues de flanelinhas (27/03/2010)

Para pôr fim ao crônico problema da extorsão praticada por guardadores clandestinos de automóveis nas ruas da cidade, a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) começou a atuar em parceria com a Po (...)

Rigor com os estacionamentos (29/03/2010)

As empresas de estacionamento da capital cobram em geral muito caro dos proprietários de veículos que se utilizam de seus serviços, mas muitas delas - como mostrou reportagem publicada por O Estado de (...)


Seja um associado Sindepark