Parking News

Quem procura vaga para estacionar pelas ruas de Belo Horizonte conhece bem a equação da cidade: carros demais e espaço de menos, o que resulta no velho problema de veículos em lugares errados, estacionamento caro ou o rotativo, que para alguns é bem-vindo, mas para outros nem tanto. Na penúltima semana de março, o sistema de talão, que sempre causa polêmicas na capital, começou a ser implantado em 500 vagas do Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul. No próximo mês, será a vez de Lourdes, na mesma região, cobrar R$ 2,60 para os condutores pararem.
De acordo com o gerente de Estacionamento da BHTrans, Sérgio Rocha, há 30 anos o Santo Agostinho era considerado bairro residencial, mas passou a ter caráter comercial também. "O Santo Agostinho tem muitos prédios públicos, supermercados, colégios e outros. Quem frequenta ali sabe que é uma dificuldade achar espaço para estacionar. Com a implantação das vagas, vamos permitir que mais de 2 mil veículos parem diariamente", diz.
O Estado de Minas destaca que, das 18 áreas onde foram criados os rotativos, em 12 o carro poderá ficar por cinco horas. Em seis delas, o tempo é de duas horas. Com a ampliação, o bairro passa a contar com 2.132 vagas com cobrança de talão, que permitem que 8.559 veículos estacionem diariamente em 83 quarteirões da região, caso todos respeitem o limite estabelecido pela BHTrans.
De acordo com a BHTrans, o sistema de Estacionamento Rotativo da capital tem 16.599 vagas físicas que, quando têm respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 76.469 oportunidades de parada, em 650 quarteirões de BH.
Fonte: Estado de Minas (Belo Horizonte-MG), 27 de março de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vaga de meia hora e via celular (23/03/2010)

O prefeito de Joinville, Carlito Merss, assinou dia 23 de março o decreto-lei que regulamenta a zona azul eletrônica e o fracionamento da hora do Cartão Joinville. Embora possa haver atraso, admite o (...)

Arrecadação em primeiro lugar (29/03/2010)

Em 2009, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) teve uma arrecadação recorde de multas: R$ 473 milhões, um crescimento de 22% sobre o ano anterior. Cerca de 1,5 milhão dessas multas foram aplicada (...)

Temporada de compras 1 (25/03/2010

O BTG Pactual, de André Esteves, diversifica sua temporada de compras: de um lado, continua atrás de redes de farmácias (já levou a Farmais e procura outras, porque quer montar um supersistema de vend (...)

Temporada de compras 2 (26/03/2010

O BTG Pactual, de André Esteves, continua guloso na tentativa de adquirir mais redes de farmácias e estacionamentos. Agora, namora a Droga Verde, patrocinadora da Portuguesa de Desportos, em São Paulo (...)

Parceria (26/03/2010)

A Bradesco Auto/RE fechou parceria com a gEpark Estacionamentos que dá direito aos clientes do Bradesco Seguro Auto descontos de 30% no estacionamento rotativo e 10% no estacionamento mensal em várias (...)

Vaga certa (23/03/2010)

A prefeitura aceitou flexibilizar o contrato com a Embrapark, responsável por 9 mil vagas em ruas e praças da Zona Sul. A empresa, que chegou a ser multada pela prefeitura, não seria mais obrigada a v (...)

Caçada às gangues de flanelinhas (27/03/2010)

Para pôr fim ao crônico problema da extorsão praticada por guardadores clandestinos de automóveis nas ruas da cidade, a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) começou a atuar em parceria com a Po (...)

Rigor com os estacionamentos (29/03/2010)

As empresas de estacionamento da capital cobram em geral muito caro dos proprietários de veículos que se utilizam de seus serviços, mas muitas delas - como mostrou reportagem publicada por O Estado de (...)


Seja um associado Sindepark