Parking News

A Polícia Militar conduziu a delegacias de Belo Horizonte, no ano passado, 198 flanelinhas por exercício irregular da profissão. Nos sete primeiros meses deste ano, mais 160. Vários soldados e oficiais foram escalados para combater os achaques dos falsos lavadores e tomadores de conta, mas a ousadia deles é tanta que um pequeno grupo age à sombra da corporação. Segundo o jornal Estado de Minas, três deles transformaram as vagas públicas em frente ao quartel-general da PM, na arborizada Praça José Mendes Júnior, ao lado do Palácio da Liberdade e do Palácio dos Despachos, no Bairro Funcionários, num lucrativo estacionamento particular. Eles chegam antes de o sol sair e reservam vagas a clientes dispostos a pagar, mensalmente, de R$ 30,00 a R$ 50,00.
Os flanelinhas fazem de tudo para não perder dinheiro: aceitam até cheque pré-datado.
Assessor de imprensa da PM, o capitão Gedir Rocha recomenda às vítimas ligar para o 190. "Estão sendo feitas várias operações (contra os infratores) e todos os veículos irregulares são autuados." A corporação estuda projetos viários com a BHTrans que podem afastar os maus flanelinhas das ruas.
Pagamento antecipado
Os decretos federal e municipal que regulamentaram a profissão do guardador de carro foram editados com fim social: ajudar pessoas em dificuldades de conseguir emprego formal a levar para casa algum dinheiro no fim da jornada. A tradicional "olhadinha" só pode ser remunerada se voluntária. Mas, em Belo Horizonte, é comum ouvir histórias envolvendo flanelinhas que exigem o pagamento adiantado sob a ameaça de danificar o bem de quem recusa o "serviço". Frases como "o veículo pode aparecer arranhado" e "não me responsabilizo se algo de ruim acontecer" são as preferidas deles. Diversas vezes o infrator recebe o valor adiantado e vai embora antes de o cliente voltar.
Fonte: Estado de Minas (BH), 6 de outubro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Bilhete integrado metropolitano (09/10/2009)

O crescente custo do sistema de transporte público de São Paulo poderá ser freado a partir de janeiro com a adoção do Bilhete Integrado Metropolitano (BIM), que permitirá aos passageiros o deslocament (...)

Zona Azul é ampliada na capital (29/09/2009)

Numa cidade em que a frota de veículos chegou a 195.041 unidades em julho de 2009, segundo dados da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), está cada vez mais difícil encontrar um local (...)

Detran vai utilizar as câmeras da CET (07/10/2009)

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) vai utilizar as câmeras da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), de acordo com o presidente do órgão, Fernando Avelino. O acor (...)


Seja um associado Sindepark