Parking News

Um estudo britânico sugere que dirigir ou transitar em um carro conversível pode prejudicar gravemente os ouvidos. Segundo a BBC, a pesquisa, do Worcestershire Royal Hospital, da Inglaterra, afirma que a exposição prolongada ao barulho do motor, da estrada, do trânsito e do vento pode causar perda permanente da audição.
Os pesquisadores mediram os níveis de ruído do lado direito e esquerdo do motorista dirigindo com a capota aberta em diferentes velocidades. Os resultados indicam que, em uma velocidade entre 80 e 112 km/h, o ruído atingiu 88 e 90 decibéis - um nível maior do que os 85 db considerados como limite para o risco de perda de audição permanente.
Os pesquisadores repetiram os testes com diversos modelos de conversíveis na mesma estrada, local e horário - fora do considerado período do rush - e registraram os mesmos resultados, com o nível máximo de 99 db. Os autores argumentam ainda que a combinação de ruídos a que os ouvidos são expostos em um carro conversível transitando nessas velocidades e com a capota aberta se assemelha ao barulho provocado por uma britadeira.
O estudo foi apresentado na conferência anual da Academia Americana de Otorrinolaringologia, em San Diego, na Califórnia, e publicada na revista científica Otolaryngology-Head and Neck Surgery.
Precauções
De acordo com a pesquisa, os motoristas podem tomar algumas medidas para reduzir a exposição ao ruído. O estudo sugere que o motorista pode levantar os vidros do automóvel, mesmo com a capota aberta, para diminuir essa exposição ao barulho.
Segundo os pesquisadores, o ruído é reduzido para 92 decibéis apenas com essa medida de precaução. Além disso, indica ainda o uso de protetores auriculares enquanto o carro estiver transitando com a capota aberta.
Especialistas alertam que os danos causados à audição são acumulados gradualmente e os efeitos podem não ser percebidos até que seja tarde demais.
Fonte: BBC Brasil, 7 de outubro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Bilhete integrado metropolitano (09/10/2009)

O crescente custo do sistema de transporte público de São Paulo poderá ser freado a partir de janeiro com a adoção do Bilhete Integrado Metropolitano (BIM), que permitirá aos passageiros o deslocament (...)

Zona Azul é ampliada na capital (29/09/2009)

Numa cidade em que a frota de veículos chegou a 195.041 unidades em julho de 2009, segundo dados da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), está cada vez mais difícil encontrar um local (...)

Os donos da praça (06/10/2009)

A Polícia Militar conduziu a delegacias de Belo Horizonte, no ano passado, 198 flanelinhas por exercício irregular da profissão. Nos sete primeiros meses deste ano, mais 160. Vários soldados e oficiai (...)

Detran vai utilizar as câmeras da CET (07/10/2009)

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) vai utilizar as câmeras da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), de acordo com o presidente do órgão, Fernando Avelino. O acor (...)


Seja um associado Sindepark