Os pesquisadores mediram os níveis de ruído do lado direito e esquerdo do motorista dirigindo com a capota aberta em diferentes velocidades. Os resultados indicam que, em uma velocidade entre 80 e 112 km/h, o ruído atingiu 88 e 90 decibéis - um nível maior do que os 85 db considerados como limite para o risco de perda de audição permanente.
Os pesquisadores repetiram os testes com diversos modelos de conversíveis na mesma estrada, local e horário - fora do considerado período do rush - e registraram os mesmos resultados, com o nível máximo de 99 db. Os autores argumentam ainda que a combinação de ruídos a que os ouvidos são expostos em um carro conversível transitando nessas velocidades e com a capota aberta se assemelha ao barulho provocado por uma britadeira.
O estudo foi apresentado na conferência anual da Academia Americana de Otorrinolaringologia, em San Diego, na Califórnia, e publicada na revista científica Otolaryngology-Head and Neck Surgery.
Precauções
De acordo com a pesquisa, os motoristas podem tomar algumas medidas para reduzir a exposição ao ruído. O estudo sugere que o motorista pode levantar os vidros do automóvel, mesmo com a capota aberta, para diminuir essa exposição ao barulho.
Segundo os pesquisadores, o ruído é reduzido para 92 decibéis apenas com essa medida de precaução. Além disso, indica ainda o uso de protetores auriculares enquanto o carro estiver transitando com a capota aberta.
Especialistas alertam que os danos causados à audição são acumulados gradualmente e os efeitos podem não ser percebidos até que seja tarde demais.
Fonte: BBC Brasil, 7 de outubro de 2009