Além dos dados de consumo, foi usado pela primeira vez um conceito que, apesar de antigo na Europa, ainda é muito restrito no Brasil: a quantidade de gás carbônico emitido por km rodado. O carro mais econômico do mundo movido a gasolina é o Toyota Prius (foto). Em segundo lugar vem uma versão do Civic de que não o Brasil não dispõe.
Em terceiro lugar há um empate técnico fácil de justificar. Toyota Aygo, Citroën C1 e Peugeot 107 se equivalem em todos os números, porque são todos o mesmo carro, apenas com emblemas diferentes.
Em sexto ficou um velho conhecido dos brasileiros, mas não mais entre nós, o Daihatsu Cuore, seguido pelo Smart Fortwo, um carrinho de dois lugares que, teoricamente, deveria ser o mais econômico do mundo.
Os asiáticos dominam as posições restantes, com a Daihatsu, que pertence à Toyota: vem em oitavo com o Trevis e em nono com o Sirion. A Kia marca presença com o Picanto, o único à venda no Brasil.
Só para se ter uma idéia do consumo, o primeiro colocado roda 23,26 km/l em média, com 104g de emissão de CO2/km. O Kia Picanto, que ficou com a última colocação, faz 19,23 km/l e tem emissão de 124g de CO2/km.
Fonte: site webmotors.com.br, 11 de junho de 2008