Em reportagem para O Estado de Minas, Izabela Ferreira Alves afirma que até o mês de maio o índice foi 1,96% e o reajuste nos estacionamentos já acumula 3,7%. A Fundação relaciona o aumento no valor cobrado ao crescimento da frota em Belo Horizonte. De 2006 para 2007, o número de carros cadastrados no Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) saltou de 931,2 mil para 986 mil, 5,87% a mais.
O preço médio cobrado por 30 minutos subiu 7,76%, nos últimos quatro meses, na capital mineira, conforme o site Mercado Mineiro. E pesquisa do Procon Assembléia já aponta alta de 18,48 % nessa faixa de tempo se comparados os preços cobrados na Região Central em maio de 2007 com os do mesmo mês deste ano. "Os números indicam um reforço nesse filão de negócio", afirma a coordenadora de pesquisa do Procon Assembléia, Margareth Maria Cintra.
A afirmativa vai ao encontro dos dados da Secretaria Municipal de Regulação Urbana. Há 571 estabelecimentos autorizados a funcionar em BH. Em 2007, foram expedidos 40 alvarás de abertura e, só nos primeiros cinco meses deste ano, já foram emitidas 72 licenças.
Os donos de estacionamentos relacionam o aumento à estrutura de custos dos negócios. "Hoje, a mão-de-obra é especializada e, com o crescimento da demanda, tivemos que contratar mais manobristas", afirma o gerente da Rede Masterpark, Paulo Marques.
Fonte: Estado de Minas, 18 de junho de 2008