Parking News

Pistas interditadas, retornos fechados e pouca sinalização. As obras do Veículo Leve Sobre Pneus (VLP) transformaram a DF-003 ? via que liga Park Way, Santa Maria, Gama e diversas cidades do Entorno ao Plano Piloto ? em um labirinto para os motoristas. Moradores do Park Way, por exemplo, quando querem seguir em direção ao Gama, precisam retornar até o viaduto da Candangolândia só para mudarem de direção, um trajeto de cerca de 14 km. Para fugirem dos congestionamentos e das longas distâncias até os retornos, os motoristas protagonizam um festival de irregularidades. Os canteiros entre a rodovia e a pista marginal ficam tomados por veículos nas duas direções. Quem tem que passar pelo trecho todos os dias precisa de paciência e disposição para gastar até quatro horas no trânsito.
A imprudência dos motoristas é mais um fator de estresse.
Em quase todo o trecho, apenas duas pistas da rodovia estão liberadas.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) informou, por meio de nota, que ?a conclusão da obra está prevista para junho de 2014, sendo que o trecho Gama/Santa Maria/Rodoviária do Plano Piloto deverá ser concluído até o fim deste ano?.
Para o motorista de transporte escolar Walter Rodrigues, o principal problema é a falta de informação. ?Toda hora, eles mudam alguma coisa. Fecham um retorno, liberam uma pista, desviam um trecho para a marginal. E eu, que passo por aqui diversas vezes por dia, sempre sou pego de surpresa?, reclama. A novidade que dá mais dor de cabeça atualmente aos motoristas é a interdição do viaduto próximo à passarela da floricultura ? via de ligação da EPDB à EPIA. A interrupção impede que motoristas que saem do Eixo Rodoviário e pegam o Balão do Aeroporto tenham acesso à EPIA.
Alterações
Por meio de nota, o DER informou que ?as constantes alterações que estão sendo feitas ao longo do trecho desde o início da obra são devidamente sinalizadas e previamente levadas para os meios de comunicação repassar à população, noticiando qual trecho será interrompido, alterado ou reduzido, e quais alternativas o usuário tem e as precauções para evitar acidentes enquanto trafegar pelo trecho em obras?. No entanto, o último comunicado do DER à imprensa foi há mais de um mês, no dia 23 de agosto. O Correio pediu informações sobre as atuais retenções no trecho, mas não teve resposta.
Fonte: Correio Braziliense (DF), 2 de outubro de 2013

Categoria: Geral


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