?Ao decidir pelo consórcio, certamente o consumidor já pesquisou, comparou e avaliou a necessidade imediata ou não do novo bem ou serviço?, afirma. De acordo com a Abac, a modalidade de compra está presente entre 6% e 80% das vendas de automóveis e imóveis nos diferentes Estados. Acompanhe a seguir o desempenho por região geográfica de cada segmento.
Veículos leves
Com base na média nacional semestral de 13,94% de participação dos consórcios nas vendas de veículos leves no mercado interno, a Região Norte apresentou maior presença, atingindo 18,74%, com destaque para o Amazonas, com 23,14%. O Acre teve 19,57% e o Pará, 18,72%. Na sequência vêm o Nordeste, com 15,31%, o Sudeste, com 13,69%, o Sul, com 13,03%, e o Centro-Oeste, com 12,67%.
Motocicletas
No mercado de duas rodas, a média nacional de participação dos consórcios nas vendas internas esteve em 47,05%; praticamente uma a cada duas motos vendidas foi por consórcio. A Região Norte liderou as presenças, com 61,85%, seguida pelo Centro-Oeste, com 50,81%, e Nordeste, com 50,78%. Depois, vieram o Sudeste, com 38,35%, e o Sul com 37,44%. A liderança estadual foi do Amapá, com 78,43%, ligeiramente acima de Rondônia, com 77,91%, e Tocantins com 75,79%.
Fonte: Automotive Business, 1º de outubro de 2013