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O prefeito Gilberto Kassab disse dia 5 que avalia a possibilidade de criar uma ciclofaixa na Avenida Paulista, região central. De acordo com ele, ela só funcionaria aos domingos, e serviria para o lazer, a exemplo das que existem no Itaim-Bibi, zona sul, e na Avenida Governador Carvalho Pinto, zona leste. Cicloativistas defendem uma intervenção na Paulista, já que a via é uma rota importante entre as zonas oeste e sul, sendo usada por centenas de ciclistas por hora. Entretanto, ela ainda é perigosa, alerta o jornal Estado de S. Paulo.
No início de março, a bióloga Juliana Dias morreu atropelada por um ônibus perto da esquina com a Rua Pamplona. Em 2009, a massagista Márcia Prado foi morta a poucos metros dali, também por um coletivo.
"O que está sendo estudado e existe uma possibilidade, porque está um pouco mais avançado, mas não é certeza ainda, é a implantação da ciclofaixa", afirmou Kassab após vistoriar obras na marquise do Parque do Ibirapuera, zona sul.
O estudo da ciclofaixa da Paulista deve ficar pronto em breve, mas a Prefeitura não definiu uma data para a entrega. Kassab ainda afirmou que há a hipótese de uma ciclovia (ou seja, permanentemente segregada dos veículos) na Paulista.
Entretanto, o prefeito afirmou que qualquer intervenção não poderá prejudicar os motoristas que passam pela região. "De nada adianta implantar uma ciclovia sem segurança, que cause um transtorno muito grande a milhões de pessoas, beneficiando, às vezes, centenas ou milhares (de ciclistas)."
Dados da CET mostram que as mortes de ciclistas na cidade pararam de cair. Foram 49 em 2011, número igual ao do ano anterior. É a primeira interrupção de queda em um período de seis anos. Em 2009, 61 ciclistas morreram no trânsito, ante 69 em 2008 e 83 em 2007. Há seis anos, foram 84.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 5 de abril de 2012

Categoria: Cidade


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