No que diz respeito ao preço da gasolina, as bombas com os maiores valores por litro estão localizadas no Acre (valor médio de R$ 3,36). Já o menor preço médio está em São Paulo (R$ 2,76). Pelo litro do etanol, por sua vez, cobra-se em média R$ 2,36 quando consideramos todo o país, sendo que o menor valor está em São Paulo, com média de R$ 1,78 por litro.
Apetite variável
Um carro flexível possui regimes de consumo variáveis. Quanto mais etanol no tanque, pior será o desempenho nesse quesito. Etanol e gasolina possuem propriedades distintas, sendo que a mais impactante diz respeito ao poder calorífico. Em suma, o derivado de cana demanda mais energia do que a gasolina para se vaporizar.
Isso pode ser contornado adotando uma taxa de compressão mais elevada, situação que não é muito favorável à gasolina, já que esse combustível, se muito comprimido dentro da câmara de combustão, pode detonar mesmo sem a fagulha das velas.
Com isso, é possível afirmar que o motor flex não trabalha otimizado nem para a gasolina, nem para o etanol, especialmente no que se diz respeito à taxa de compressão. Embora o derivado de cana aumente a potência e torque do motor, seu uso acaba por fazer o carro consumir mais combustível. A quantia exata varia de acordo com a calibragem do motor, mas um cálculo padrão aponta que um litro de etanol gera, em média, 70% da energia que mesma quantidade de gasolina.
Conta simples
Para descobrir o que vale mais a pena, o consumidor precisa fazer uma conta simples. A receita é dividir o valor do litro de etanol pelo valor do litro da gasolina. Caso o resultado seja igual ou inferior a 0,7, a vantagem é do etanol. Resultados superiores a 0,7 indicam que vale mais a pena abastecer com gasolina.
Há também outras variáveis. Se a preocupação do motorista não é o preço e sim o ambiente, a escolha natural será pelo etanol. O mesmo vale para quem quer obter o máximo desempenho de um carro flex.
Já quem vai viajar e quer rodar o maior número de quilômetros com um tanque, a escolha recai sobre a gasolina. Com ela, o carro tende a ter uma autonomia maior. Por exemplo: se um veículo tem média de consumo de 10 km/l com gasolina e 7 km/l com etanol, a gasolina será 43% mais econômica. Utilizando esse exemplo como base, com um tanque de 50 litros um carro bebendo gasolina percorrerá 500 km. Já um movido a etanol andará somente 350 km.
Fonte: Jornal do Carro, 14 de dezembro de 2013