A estação Adolfo Pinheiro vai ter 24 metros de profundidade e cerca de 140 metros de comprimento, e é completamente sustentável. As coberturas metálicas dos acessos são de vidro, o que possibilita a entrada de luz e ventilação natural para a economia de energia. A estação tem toda acessibilidade necessária, com elevadores, rampas de acesso, sanitários exclusivos, piso tátil e comunicação em braille.
Na área externa, haverá intervenções no sistema viário, com alargamento das calçadas e trabalho paisagístico. Ao todo serão mais 26 novos trens que farão o trajeto da Linha 5-Lilás, entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro. A nova frota vem com dispositivos que reduzem custos de manutenção e colaboram com o meio ambiente como, por exemplo, a utilização de baterias alcalinas e o uso de lubrificantes ecologicamente corretos, que reduzem o desgaste entre as rodas e os trilhos. Os novos trens terão salão contínuo, sem divisão entre os carros. Haverá um amplo corredor de passagem entre um vagão e outro, para que o passageiro se desloque livremente.
Prolongamento da Linha
A Linha 5-Lilás terá 11,5 km de prolongamento, entre o Largo Treze, em Santo Amaro, e a Chácara Klabin. Serão mais 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin), além das já existentes Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze.
Fonte: jornal DCI (SP), 13 de dezembro de 2012