Autor da proposta, Sérgio Rambo diz que a ciclofaixa foi mal planejada, é pouco usada e prejudica comerciantes com a falta de vagas para estacionar.
"Não servem para nada. A condição econômica da população melhorou. Então, compraram mais carros", afirma Rambo. Entre as justificativas formais para a proposta estão o relevo acidentado da cidade e a "falta de cultura" no uso da bicicleta.
Como em outras cidades, o investimento nas faixas exclusivas para ciclistas em Lajeado começou recentemente. Trechos de ruas foram asfaltados para permitir o tráfego das bicicletas, e tachões foram fixados no piso para segregar as faixas dos carros. O custo não foi informado.
Com a mudança de gestão, no início de 2013, a prioridade foi revista.
O atual coordenador de Trânsito do município, Euclides Rodrigues, afirma que a cidade tem alta taxa de carros -74 veículos por cem habitantes, numa população total de 76 mil - e que o espaço para bicicletas fica ocioso.
Um grupo local de ciclistas se mobilizou, participou de reuniões com governantes e vê nas faixas um "investimento futuro".
Fonte: Folha de S. Paulo, 14 de dezembro de 2013