Os EUA seguem em segundo lugar apresentando alta nas vendas de 11,8% em relação a outubro de 2012. O Japão mantém a terceira colocação com crescimento de 17,2% no mês, porém, queda de 3,2% no acumulado do ano. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
O Brasil subiu para a quarta posição com 313.485 unidades de carros e comerciais leves vendidos em outubro, mas com queda de 4,1%, nas vendas do mês. A Alemanha aparece em quinto lugar com aumento de 2,2% nas vendas do mês, porém queda de 5,2% no acumulado do ano em comparação a 2012.
Com exceção da China, todos os países membros da cúpula dos Brics apresentaram retração nas vendas em outubro. A Índia e a Rússia, na sexta e sétima colocações, obtiveram queda de 4,7% e 7,6%, respectivamente. A França ficou em oitavo lugar com alta de 2,8% no mês em relação a outubro de 2012. Nas duas últimas posições, a Grã Bretanha e o Canadá apresentaram resultados positivos de 6,4% e 7,2%, respectivamente.
Desempenho das marcas
A Toyota mantém a primeira colocação no mês com alta de 10,38% e com mais de 5 milhões de veículos vendidos mundialmente no acumulado de janeiro a outubro de 2013.
A Volkswagen segue em segundo lugar nas vendas do mês, com 2,85% de veículos a mais se comparado ao mesmo mês de 2012. A Ford apresentou um crescimento expressivo de 17,04% neste mês de referência. Destaque para as marcas japonesas, Nissan e Honda que aumentaram suas vendas em 20,53% e 25,21% em outubro se comparado ao ano passado.
Fonte: Autoestrada, 12 de dezembro de 2013