Apesar de ser um dos carros mais lembrados em todo o mundo, com milhares de aparições em filmes, TV e videogames, a maior porção das vendas do Mustang sempre ficou nos Estados Unidos. Desta vez, pela primeira vez na história, além da América do Norte, a Ford montou estratégia global de vendas do modelo, que será oferecido para consumidores em mercados-chave da Europa e da Ásia. Segundo garante a imprensa especializada, ele também voltará a ser vendido de forma oficial no Brasil, importado pela própria Ford a partir de 2015. Mas antes disso o Mustang deverá começar a ser promovido no País e será uma das principais atrações da marca em seu estande no próximo Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2014.
Embora o novo Mustang tenha sido completamente redesenhado, ele mantém os mesmos elementos-chave de design que eternizam o modelo, como capô longo e traseira curta, ?fastback?. A ideia de releitura contemporânea da imagem ?vintage? do carro foi trabalhada em toda a silhueta da nova geração, como nas lanternas traseiras tridimensionais de três barras, que agora têm luzes de pisca sequenciais. Também foi acrescentado o principal traço de identidade visual global presente em todos os carros da marca, a grade dianteira em formato trapezoidal.
A versão conversível foi lançada simultaneamente, com teto revestido com tecido isolante multicamadas, que torna a cabine mais silenciosa. A operação de fechar ou recolher ficou duas vezes mais rápida, segundo a Ford.
O interior tem estilo inspirado no cockpit de aviões. A carroceria ficou mais larga, oferecendo mais espaço para os ombros e quadris dos passageiros. O porta-malas continua pequeno, mas a Ford faz questão de lembrar que ?acomoda dois sacos de golfe?.
Motorização e sistemas
O novo modelo amplia as opções de escolha de motorização. Além dos V6 e V8 aprimorados, ele passa a oferecer o novo 2.3 EcoBoost de quatro cilindros, que entrega 310 cavalos graças à turboalimentação aliada à injeção direta de gasolina. É mais potente do que o V6 3.7, de 304 cavalos. O Mustang GT continua a acomodar sob o capô o poderoso V8 de 5 litros, com novo trem de válvulas e cabeçote, que gera 420 cavalos. O câmbio manual, de acordo com a Ford, foi aprimorado para oferecer trocas mais suaves, enquanto a transmissão automática traz opção de trocas no volante.
Foram incorporados ao veículo todos os modernos sistemas eletrônicos de informação, segurança ativa, controle e conectividade. O novo Mustang tem de série o já tradicional sistema de acesso inteligente com botão de partida e chave configurável MyKey, multimídia SYNC e, como opcionais, o aplicativo de desempenho Track Apps, medidores MyColor e áudio Shaker Pro. O AppLink permite que o motorista controle seus aplicativos de smartphones para acessar suas formas preferidas de entretenimento.
A Ford informa que os sistemas eletrônicos do carro permitem personalizar o modo de dirigir, com controles de estabilidade, esforço da direção e resposta do motor e da transmissão. Outros recursos de assistência ao motorista incluem alerta de pontos cegos e tráfego cruzado, além do piloto automático adaptativo (ACC), que controla velocidade e frenagem para manter distância segura do carro à frente. O Mustang GT conta ainda com controle de partida para suavizar possíveis coices do motor V8.
Para comemorar o cinquentenário de lançamento do primeiro Mustang, cada modelo 2015 virá com um emblema no painel de instrumentos com a tradicional imagem do cavalo galopando e os dizeres ?Mustang Since 1964?.
Fonte: Automotive Business, 6 de dezembro de 2013