Outras regiões campeãs de furtos de carros são Perdizes e Pinheiros, também na zona oeste. Em Perdizes, o 23º DP registrou 1.074 casos até outubro, enquanto o 23º DP, em Pinheiros, anotou 1.009.
Juntas, as três regiões representam pouco mais de 10% do total de ocorrências do tipo na cidade - 36.383. O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) registra uma frota de 7,1 milhões de veículos na capital paulista, mas a quantidade efetivamente em circulação é de cerca de 5 milhões.
Especialistas em segurança afirmam que os bairros concentram os furtos porque reúnem prédios residenciais de classe média, onde os visitantes e até moradores costumam estacionar na rua. Por definição, o furto ocorre quando o criminoso leva algum bem sem ameaçar a vítima.
Já os roubos de veículos, que envolvem ameaça ao motorista, geralmente são maiores nas regiões mais periféricas. Segundo as estatísticas, a região campeã nos roubos é São Mateus, na zona leste, com 1.048 casos. O índice é mais de duas vezes o da média da cidade, de 354 casos.
Áreas de preocupação
- Lapa
Av. São Gualter
Rua Pio II
Rua Cerro Corá
- Perdizes
Rua Apinajés
Rua Monte Alegre
- Pinheiros
Rua Wisard
Rua Aspicuelta
Fonte: Folha de S. Paulo, 28 de novembro de 2011